O Estado de S. Paulo

Cristina tinha em casa relatório sobre ‘Clarín’ e juiz que a investiga

Material foi encontrado durante busca ordenada pela Justiça em meio ao escândalo dos ‘cadernos de propinas’

-

A polícia encontrou na casa de Cristina Kirchner em El Calafate, após três dias de buscas, relatórios de espionagem sobre o juiz Claudio Bonadio, um informante do ex-espião Jaime Stiuso, o Grupo Clarín e cópias de denúncias contra a empresa Techint, entre outros. Também foram descoberto­s documentos históricos originais, como uma carta de 1835 de San Martín a Bolívar.

O jornal La Nación teve acesso a alguns desses documentos, entre eles um relatório intitulado “Adequação do Grupo Clarín, irregulari­dades e paraísos fiscais” – organizaçã­o com a qual o casal Kirchner tinha profundas divergênci­as – , além de um memorando de 5 de dezembro de 2014 intitulado “Denúncias de corrupção envolvem a Techint”, a maior produtora de aço da Argentina. A empresa também está sendo investigad­a em meio ao escândalo dos “cadernos das propinas”, nos quais o ex-motorista do Ministério de Planejamen­to Oscar Centeno anotou a entrega de sacolas com milhões de dólares de subornos.

Outro relatório sem data se refere a Pedro “el Lauchón” Viale, ex-agente que servia como informante de Jaime Stiuso, exhomem forte do serviço de inteligênc­ia. Viale foi assassinad­o em troca de tiros com a polícia da Província de Buenos Aires.

Os papéis que mencionam o juiz Bonadio – que está investigan­do Cristina no escândalo das propinas e em outros casos – estão intitulado­s “Atuação de Bonadio para encobrir Jorge ‘Fino’ Palácios no caso Amia”. Palacios é o ex-chefe da polícia federal que Bonadio investigou por irregulari­dades no caso Amia.

O atual governo vê esses documentos com suspeita e avalia que é natural que um presidente receba relatórios de inteligênc­ia e os leve para casa para ler. Mas fontes no governo questionam se o material foi feito legalmente, com recursos oficiais ou por agentes paralelos. Também se discute por que justamente documentos sobre desafetos de Cristina foram encontrado­s.

Cristina denunciou ontem várias irregulari­dades nas buscas. Ela reclamou que foram apreendido­s os bastões e as faixas presidenci­ais dela e do marido, Néstor Kirchner, morto em 2010. Também disse que não pode voltar a sua casa em Buenos Aires, pois foi encontrado um elemento tóxico em seu closet.

 ?? MARCOS BRINDICCI/REUTERS-22/8/2018 ?? Espiões. Cristina tinha informaçõe­s sobre rivais em casa
MARCOS BRINDICCI/REUTERS-22/8/2018 Espiões. Cristina tinha informaçõe­s sobre rivais em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil