O Estado de S. Paulo

Infantino encontra Trump na Casa Branca

- Beatriz Bulla CORRESPOND­ENTE / WASHINGTON

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, visitou ontem o presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca, para tratar dos preparativ­os para a Copa de 2026. O futuro Mundial será sediado pela América do Norte, tendo pela primeira vez um continente – e não um país – como anfitrião. “Foi um encontro excelente, com foco na organizaçã­o e nas preparaçõe­s para 2026, quando Estados Unidos, Canadá e México serão os anfitriões”, disse o presidente da Fifa, depois do encontro.

Na reunião, em Washington, Trump classifico­u a Copa como um evento “muito importante e especial”. O presidente dos EUA também celebrou a parceria com os vizinhos. Infantino disse que a intenção era fazer a “melhor Copa do Mundo” de todos os tempos. “Faremos isso”, respondeu Trump.

Infantino agradeceu Trump pelo comprometi­mento e suporte do governo norte-americano. “Estou animado para a continuida­de da cooperação com as autoridade­s americanas. Estou convencido de que os três organizado­res irão entregar a melhor Copa daqui a oito anos”, disse Infantino.

A escolha da América do Norte para sediar a Copa de 2026 ocorreu em junho, em Moscou. Os Estados Unidos prometeram uma receita recorde de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 61 bilhões) com o evento, quase três vezes o obtido no Brasil em 2014. Gianni Infantino, atual presidente, contou com o apoio dos Estados Unidos para assumir o comando da Fifa em 2016.

A reunião teve tom de encontro de amigos. Trump chegou a dizer que seu filho disse que gostaria de conhecer Infantino, quando soube que o presidente da Fifa iria visitar a Casa Branca. “Então, você é bastante famoso, certo? Importante e famoso”, brincou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil