O Estado de S. Paulo

Empresa ignora juiz e vende manual de arma 3D

- TEXAS, ESTADOS UNIDOS / W.POST e AFP

Cody Wilson, o anarquista libertário e diretor da empresa Defense Distribute­d (DD), que fabricou a primeira arma feita com uma impressora 3D nos Estados Unidos, desafiou a Justiça americana ontem ao anunciar que começou a vender os manuais para fabricação dos armamentos pela internet mesmo com a proibição judicial.

Numa conferênci­a de imprensa, Cody disse que ao vender os manuais, em vez de colocá-los na internet de forma gratuita, não infringe a decisão da Justiça. No mês passado, o juiz federal de Seattle Robert Lasnik proibiu a empresa de divulgar os planos de graça na internet. Na segunda-feira, Lasnik voltou a bloquear a divulgação destes planos na rede.

Wilson alegou que a ordem se refere à “distribuiç­ão gratuita dos planos” e à forma de envio dos mesmos com base em questões de segurança, mas não à comerciali­zação responsáve­l. “Eu me contento em ser o iTunes das armas 3D, se não posso ser o Napster”, afirmou Cody.

O jovem empresário, um anarquista e libertário radical de 30 anos, não hesitou em desafiar os magistrado­s ao afirmar que “todos os que quiserem esses arquivos nos Estados Unidos, os terão”.

Os 392 pedidos de manuais de armas 3D foram vendidos por até US$ 15. A empresa não estabelece nenhum preço para os arquivos, mas Wilson reconheceu que “a publicidad­e criada pela briga jurídica” lhe permitiu arrecadar US$ 200 mil em doações em uma semana.

“Se eu não posso ser o Napster, eu me contento em ser o iTunes das armas 3D” Cody Wilson

DONO DA DEFENSE DISTRTIBUT­ED

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil