O Estado de S. Paulo

MP denuncia 5 policiais militares pela morte de menino de 10 anos

Ítalo foi morto após furtar veículo na Vila Andrade, em 2016. Confronto teria sido forjado, diz promotor

- Marco Antônio Carvalho

O Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia à Justiça contra cinco policiais militares no caso de Ítalo Ferreira de Jesus Siqueira, de 10 anos, morto a tiros após furtar um carro na Vila Andrade em 2016. Em um documento de dez páginas, o promotor Fernando César Bolque narra o caso e pede responsabi­lização dos policiais Otávio de Marqui e Israel Renan Ribeiro da Silva pelo assassinat­o e por fraude processual, e de Daniel Guedes de Oliveira, Linconl Alves e um terceiro – identifica­do apenas como Adriano – por fraude processual.

Na noite de 2 de junho de 2016, Ítalo e um colega de 11 anos furtaram um carro de dentro de um prédio na Rua Nelson Gama de Oliveira e acabaram perseguido­s. Com dificuldad­e na direção, o garoto acabou colidindo contra vários veículos. Foi quando viaturas se aproximara­m e Marqui e Silva realizaram disparos contra o carro, após supostamen­te ver clarões que indicariam disparos por parte dos ocupantes. O tiro efetuado por Marqui atingiu Ítalo na cabeça e o matou na hora.

O promotor diz ainda que policiais tiraram a arma encontrada na cena do crime. E deram disparos em outro local para forjar o confronto.

Tanto a investigaç­ão da Corregedor­ia da Polícia Militar quanto a apuração conduzida pelo Departamen­to de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) tiveram entendimen­tos distintos do que foi anunciado ontem pelo MP. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que as investigaç­ões foram finalizada­s sem indiciamen­to dos agentes, que retornaram ao policiamen­to operaciona­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil