O Estado de S. Paulo

Metrô abre amanhã só uma estação da Linha 5, a AACD

- Bruno Ribeiro

Após ter confirmado ao Estado a inauguraçã­o de quatro estações da Linha 5-Lilás, a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolit­ano de São Paulo informou ontem que apenas a Estação AACD-Servidor será aberta amanhã. Segundo a assessoria, houve um erro de comunicaçã­o.

O Metrô informou que as outras três paradas – Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin – serão entregues, com novo atraso, no fim de setembro. As primeiras promessas eram de conclusão do projeto em 2014.

Diante da expectativ­a de uma participaç­ão maior no total de usuários que têm mobilidade reduzida, por causa da proximidad­e com a Associação de Assistênci­a à Criança Deficiente, que batiza a Estação AACD-Servidor, a parada teve um desenho especial para melhorar a acessibili­dade. Ela terá nove elevadores e 20 escadas rolantes, além de acessos em dois níveis na Rua Pedro de Toledo, em Moema, na zona sul de São Paulo.

A parada também facilitará o acesso aos Hospitais Edmundo Vasconcelo­s e do Servidor Público Estadual, além de ser uma opção a menos de 1,5 quilômetro do Parque do Ibirapuera. Será a estação mais perto do principal parque paulistano. No primeiro momento, a Estação AACD-Servidor funcioná em operação assistida. O Metrô estima que deva ficar em horário especial, funcionand­o das 9 às 16 horas, por duas semanas.

Com a abertura das outras três estações, em setembro, a Linha 5-Lilás será oficialmen­te interligad­a às Estações Santa Cruz, da Linha 1-Azul, e Chácara Klabin, da Linha 2-Verde, ligando o ramal, que vem do Capão Redondo, no extremo sul da capital, à região central. A expectativ­a dos técnicos é de trazer uma série de mudanças significat­ivas nas dinâmicas do transporte público da cidade. Cerca de meio milhão de pessoas devem passar a usar a linha diariament­e com as novas conexões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil