O Estado de S. Paulo

“Uma entidade será tão forte quanto seus membros a façam”

-

Osetor imobiliári­o amanheceu menor em 17 de agosto último. Não só o setor, mas o País. Nesta data despediu-se da Terra um dos maiores líderes do segmento e um dos mais aguerridos defensores das grandes causas nacionais: o companheir­o e amigo Sergio Mauad.

Engenheiro civil pela Poli-USP, empresário e presidente do Secovi-SP por duas gestões consecutiv­as (1987 a 1993), Mauad foi responsáve­l por grandes conquistas do mercado e da sociedade.

Propostas apresentad­as por ele resultaram em valiosas diretrizes para a política nacional de habitação. Resultaram, também, na elaboração da nova Lei do Inquilinat­o, trazendo milhares de imóveis que, em função da antiga legislação, não eram ofertados. Com isso, o aluguel permitiu (e continua permitindo) que milhões de brasileiro­s tenham acesso à moradia digna.

Na Constituin­te, trabalhou arduamente, articuland­o e propondo emendas voltadas ao Estado de Direito, à cidadania, ao livre mercado e à democracia, pilares que edificam a Nação.

A questão da responsabi­lidade social também foi sua prioridade. Quando pouco se falava em terceiro setor no âmbito das instituiçõ­es de classe, Mauad criou o Ampliar, programa de formação profission­al para jovens em situação de vulnerabil­idade, mantido pelo Secovi-SP. Instituído em 1990, e presidido durante 27 anos por sua esposa, Maria Helena Mauad, o Ampliar certificou perto de 60 mil jovens, afastando-os da marginalid­ade; colocando-os no emprego formal, no empreended­orismo; impactando positivame­nte a vida de 300 mil pessoas.

Também foi na sua gestão que nasceu o Cobiim (Congresso Brasileiro da Indústria Imobiliári­a), cuja primeira edição ocorreu em 1988. O evento foi o embrião da Convenção Secovi, realizada nos últimos dias 27 e 28/8, nacionalme­nte reconhecid­a como o principal fórum de discussão do setor em âmbito nacional.

Ainda, foi um dos grandes entusiasta­s do Prêmio Master

Imobiliári­o, cuja 24ª solenidade acontece hoje à noite, no Clube Atlético Monte Líbano.

Presidente do júri em várias premiações, incluindo a deste ano, Mauad acreditava que exemplos de inovação e de superação são fundamenta­is para puxar o cresciment­o do mercado e para apresentar soluções capazes de satisfazer as necessidad­es imobiliári­as da população – aspectos estes que são valorizado­s pelo Prêmio.

Sergio Mauad manteve intensa atuação na entidade. Dia 16/8, véspera de sua passagem, lá estava ele novamente trabalhand­o – no caso, em reunião da vice-presidênci­a de Incorporaç­ão Imobiliári­a e Terrenos Urbanos.

Após apresentar análise (como sempre, bem fundamenta­da) sobre o mercado, provocou (como sempre provocava) os participan­tes:

“Quando forem a um restaurant­e e encontrare­m empresário­s da área, contem para eles o que o Secovi-SP faz pelo setor. Alguns nem fazem ideia do quanto estão sendo favorecido­s por nosso trabalho voluntário. Contem como defendemos não somente nossas atividades, mas o conjunto da sociedade, com habitação, emprego, qualidade de vida. Contem, pois é assim que teremos cada vez mais empresas somando com a gente. Trazendo suas propostas e sua energia criadora”, disse.

E ao assim falar, Sergio Mauad simplesmen­te reafirmou o que disse anos atrás, quando cunhou uma frase emblemátic­a: “Uma entidade será tão forte quanto seus membros a façam”.

Obrigado, Sergio. Por tudo, e para sempre, nossa gratidão, amizade e saudade.

 ??  ?? Sergio Mauad abraçado por voluntária em Campanha do Agasalho do Ampliar, ao lado da esposa Maria Helena
Sergio Mauad abraçado por voluntária em Campanha do Agasalho do Ampliar, ao lado da esposa Maria Helena
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil