O Estado de S. Paulo

‘Uma história para afirmar a vida’

- / L.C.M.

•Como cornecou seu envolvi-mento corn a historia de Yonlu? Em 2006, soube, como todo mundo, da hist6ria do mtisico Vinicius Gageiro Marques, que havia transmitid­o a pr6- pria morte na intemetona­s s6 depois soube da real dimen-sao do faro, e do personagem. Quando o disco dele saiu no Exterior, quando seus multi-ples talentos passaram a ser divulgados e investigad­os. Mas nunca havia pensado nis-so como terra de filme. Fo-ram mais de dez anos entre o faro e o flume, tempo mais do que suficiente pan que o pro-jeto amadureces­se.

Trata-se de uma ficção, não de um documentár­io...

Houve sempre a preocupaçã­o de se basear em fatos reais, mas não ceder ao sensaciona­lismo nem explorar a imagem da morte. O filme foi muito pesquisado e documentad­o, mas a encenação se impôs desde logo.

Por que contar essa história? Porque esse garoto de 16 anos possuía um talento excepciona­l. Precisava de um abraço. A maldade humana no fórum virtual em que se discutia suicídio provocou sua morte. E o que ele sofreu foi muito sádico, muito cruel. Fiz o filme para afirmar a vida e também porque é importante que essa história seja discutida por pais, educadores. Não se trata de querer condenar a internet, mas refletir sobre seus excessos, seus perigos. Em uma das primeiras telas do filme, temos a frase em português que é o título (em inglês) do disco lançado por David Byrne no selo Luaka Bop. Uma Sociedade na Qual Nenhuma Lágrima É Derramada É Inconcebiv­elmente Medíocre. Ela resume o pensamento de Yonlu, vivido por Thalles Cabral, ator que fez a novela Amor à Vida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil