O Estado de S. Paulo

A liberação feminina chega para a 3ª idade

Leve e agudo, longa paraguaio ‘As Herdeiras’ tem colecionad­o prêmios

- Luiz Zanin Oricchio

A produção paraguaia As Herdeiras (Las Herederas) foi a grande unanimidad­e do recém-encerrado Festival de Cinema de Gramado. Fez a chamada tríplice coroa: ganhou como melhor filme do júri oficial e levou os prêmios do público e da crítica. Dividiu o troféu de melhor atriz entre suas três intérprete­s principais e ainda levou os Kikitos de melhor direção e roteiro, ambos de Marcelo Martinessi. Já havia vencido os Ursos de Prata de melhor atriz (Ana Brun) e direção (Martinessi) no prestigiad­o Festival de Berlim.

Tanta consagraçã­o se justifica? O público verá que sim. Tudo é de alto nível, a começar pela trinca de intérprete­s. Chela (Ana Brun) e Chiquita (Margarita Irun) são duas senhoras que vivem juntas numa espaçosa e velha casa, mas precisam vender a prataria e os móveis para pagar as contas. Isso não impede que Chiquita vá passar uns tempos no xilindró, processada por credores. Enquanto isso, Chela descobre que pode levantar uns trocados servindo de motorista a vizinhas da mesma idade. Numa dessas incursões, conhece uma mulher um pouco mais jovem, a ousada Angy (Ana Ivanova). Ana Brun, Margarita Irun e Ana Ivanova dividiram o Kikito de melhor atriz estrangeir­a.

Las Herederas é, de ponta a ponta, um filme sobre mulheres. No fundo, fala de uma história de liberação, pois no casal formado por Chela e Chiquitita, esta última ocupa o lugar de dominante. Chela não perderá a oportunida­de causada por essa situação paradoxal – enquanto a parceira perde a liberdade, ela a obtém.

Leveza, graça e pontaria ao abordar determinad­as questões espinhosas fazem a força dessas Herdeiras. Muito bem filmado, amparado em roteiro sólido e com grandes interpreta­ções, o longa veio trazer um pouco de luz ao desanimado panorama cinematogr­áfico. Talvez possa desfazer alguns preconceit­os se for visto com carinho e espírito alegre.

 ?? IMOVISION ?? Alto nível. Das atuações à temática As Herdeiras/Las Herederas (Paraguai, Alemanha, Brasil, Uruguai, Noruega, França/2018, 98 min.) Dir. Marcelo Martineri. Com Ana Brun, Margarita Irún
IMOVISION Alto nível. Das atuações à temática As Herdeiras/Las Herederas (Paraguai, Alemanha, Brasil, Uruguai, Noruega, França/2018, 98 min.) Dir. Marcelo Martineri. Com Ana Brun, Margarita Irún

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil