O Estado de S. Paulo

Zan Pan faz sourdough da Califórnia no Itaim Bibi

- Renata Mesquita

“Toque a campainha, estamos abertos.” O aviso pendurado na porta de vidro – de onde se vê uma vitrine repleta de pães – dá o gostinho do que se passa naquele pequeno espaço. Tratase da nova Zan Pan, padaria artesanal que abriu as portas na última semana dentro de um conjunto de lojas no Itaim Bibi. O endereço, por ora, funciona como um showroom dos seus pães de fermentaçã­o natural.

Mas não dê meia volta ainda, é só tocar a campainha que Gabriella Zanforlin ou Marjorie Barros, as sócias e únicas funcionári­as por ali, vão te receber para um bom café coado e para experiment­ar um pedaço de pão fresquinho.

As fornadas diárias são comandadas por Gabriella, que faz cada pão, um a um, no andar superior da loja. São cinco opções fixas, entre elas a baguete, o multigrãos, o de azeitonas e o sourdough, ácido como deve ser e com uma casquinha crocante. Cada dia da semana tem também uma fornada especial: segunda é dia de pão de forma, branco ou integral. Às quartas tem focaccia de alecrim e tomate; já quinta é dia de pão de chocolate, feito com cacau e chocolate, e nada doce.

Todos pães são produzidos com farinha orgânica do Paraná. E a farinha integral é moída ali mesmo: Gabriella compra o trigo inteiro do mesmo fornecedor orgânico e processa na casa. O resultado é um pão saboroso, cheio de personalid­ade.

Gabriella estudou panificaçã­o numa temporada na Califórnia, depois foram quase dois anos se aventurand­o em casa antes de abrir a Zan Pan. A ideia da loja showroom foi uma forma de apresentar os pães e ter um lugar profission­al para produzi-los. A dupla já oferece planos de assinatura para quem quer receber em casa.

 ?? FOTOS: WERTHER SANTANA/ESTADÃO ??
FOTOS: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
 ??  ?? Artesanal. Todo dia sai uma fornada especial; às quintas, pão de chocolate
Artesanal. Todo dia sai uma fornada especial; às quintas, pão de chocolate

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil