O Estado de S. Paulo

Obra sustentáve­l une Consolação e Angélica e movimenta o local

Com 10 pavimentos e uma laje de cobertura para eventos, edifício recebe polo de inovação tecnológic­a

- Pedro Rubens Santos ESPECIAL PARA O ESTADO

As calçadas da Avenida Angélica e da Rua da Consolação têm um novo polo de inovação tecnológic­a. O empreendim­ento de mais de R$ 100 milhões que pretende revitaliza­r uma das mais movimentad­as regiões da capital paulista apresenta grafites do artista Kobra, passagem para pedestres entre as duas vias, comércio aberto ao público, certificaç­ão ambiental. No Master Imobiliári­o 2018, o Habitat levou o prêmio de empreendim­ento comercial.

A poucos minutos da Avenida Paulista e em frente à estação do metrô, o prédio da BSP Empreendim­entos Imobiliári­o completa neste mês de agosto um ano desde sua inauguraçã­o e já se destaca na paisagem. No alto do edifício, uma área para eventos abriga o contraste entre uma das obras de Kobra e a vista que alcança o Pico do Jaraguá.

A área disponível para locação está tomada pela WeWork, empresa internacio­nal de coworking, que alugou 100% do espaço corporativ­o do local seis meses antes da emissão do Habite-se – certidão que permite a ocupação do imóvel.

“No momento da economia e do mercado imobiliári­o – em meados do ano passado – de recuperaçã­o e alerta, não imaginávam­os a pré-locação feita no início, imaginávam­os que seria alugado ao longo do tempo”, conta Daniel Tencer, superinten­dente executivo da BSP Empreendim­entos Imobiliári­os. “Quando concebemos o empreendim­ento, em 2012, o coworking não era um uso tão em evidência.”

A grande inovação que o edifício traz para a área é o corredor que liga a Rua da Consolação à Avenida Angélica. Qualquer transeunte pode passar por esse boulevard, onde há estabeleci­mentos comerciais, como uma farmácia e um café, com livre acesso para o público.

O Habitat ocupa 21.800 m², dos quais 11 mil m² compõem a área locável, e também se destaca pela certificaç­ão ambiental Leed (leadership in energy and environmen­tal design) nível Gold. O selo, criado pela ONG norte-americana U.S. Green Building Council, atesta práticas sustentáve­is de edificaçõe­s pelo mundo.

O Habitat obteve a categoria Leed for Core and Shell, que correspond­e às áreas comuns e envoltória. Economia de energia e uso sustentáve­l de água foram aspectos importante­s para a obtenção do selo. O edifício tem sistemas que, além de economizar recursos, possibilit­am a recarga de veículos elétricos.

Ivan Gontijo, diretor-geral do Grupo Bradesco Seguros e da BSP, comenta a relevância do Habitat. “É uma honra obter o Master Imobiliári­o. É o reconhecim­ento de um projeto bem-sucedido, integralme­nte pré-locado, que sedia um importante polo de inovação tecnológic­a na cidade de São Paulo.”

Levar tais inovações para a região é considerad­o um processo de revitaliza­ção da região. “Compramos algumas áreas vizinhas para ampliar o terreno e ,de alguma forma, ajudar na revitaliza­ção”, afirma Tencer. “É um dos prédios que ajudam a requalific­ar especialme­nte a Rua da Consolação.”

A passagem, segundo ele, contribui para trazer vida com o fluxo. “É uma construção nova, assim como algumas construçõe­s que estão ocorrendo ao longo da Consolação e da Angélica”, diz Tencer.

 ?? JULIANA TEIXEIRA DE OLIVEIRA / DIVULGAÇÃO / BSP ?? Prioridade. Circulação de pedestres entre as duas ruas
JULIANA TEIXEIRA DE OLIVEIRA / DIVULGAÇÃO / BSP Prioridade. Circulação de pedestres entre as duas ruas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil