O Estado de S. Paulo

Demanda e localizaçã­o trazem sucesso a parque logístico

- Lilian Primi ESPECIAL PARA O ESTADO

O prêmio de Parque Logístico/Industrial ficou com a VBI Log Extrema, um complexo logístico com 100 mil metros quadrados de área construída em Extrema (MG), na divisa com São Paulo. O projeto é um investimen­to da VBI Real State, que atua na gestão de fundos de investimen­to.

A VBI readequou um antigo galpão industrial, instalado numa região com grande demanda por estrutura para logística de distribuiç­ão. Planejado para ocorrer em duas fases – a primeira de adequação dos poucos mais de 33 mil m² já existentes; e a segunda de expansão, com a construção de mais três galpões, o projeto foi executado em três anos, Considerad­o um sucesso em prazo curto e que premiou a ousadia, segundo o júri do Master.

“A resposta foi muito rápida. Imaginávam­os ampliar por blocos, mas construímo­s 80 mil m² de uma vez só”, conta Rodrigo Lacombe Habbud, sócio-fundador da companhia, que investiu R$ 250 milhões no projeto.

O VBI LOG Extrema foi construído em um imóvel localizado nas margens da Rodovia Fernão Dias, entre os três principais centros consumidor­es do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e a menos de 100 km de distância dos aeroportos de Viracopos e de Guarulhos. Está, atualmente, 98% alugado.

“O locatário-âncora é a Ambev, um contrato para 35 mil m² por dez anos – uma tranquilid­ade, porque garante fluxo de caixa grande. Além da Ambev, temos a DHL também. O retorno está muito bom”, comemora Habbud, que agora planeja ocupar os 20 mil m² ainda disponívei­s, atingindo o limite do empreendim­ento.

Hoje, a área já passa de 100 mil m² construído­s e a previsão é de chegar a 130 mil m², quatro vezes a área inicial.

“Receber este prêmio é gratifican­te, porque confirma um caminho, um viés da nossa operação, que é a compra de imóveis obsoletos para retrofit e ampliação”, diz Habbud. “Quando há aceitação como a que tivemos, validado pelo mercado, é muito gratifican­te.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil