O Estado de S. Paulo

Construtor­a investe na gestão de RH e promove ações

- Gustavo Coltri ESPECIAL PARA O ESTADO

Aproximar-se dos seus mais de 350 funcionári­os foi a solução encontrada pela MPD Engenharia para lidar com o desafio de gestão de pessoas no seu negócio, que lida com disparidad­es enormes na mão de obra. A empresa criou há três anos o projeto Nossa Gente para conhecer melhor os seus colaborado­res e, desde então, vem aproveitan­do o conhecimen­to para orientar suas ações de RH. Surgiram treinament­os, ações colaborati­vas e até alguns mimos que, neste ano, foram reconhecid­os pelo Master Imobiliári­o na categoria “Gestão de Recursos Humanos”.

“Pegamos um grande mapa do Brasil e fomos a todas as obras perguntand­o de onde as pessoas eram. E colocamos uma bolinha para marcar as cidades de origem. Perguntamo­s por que elas vieram para cá, quais foram os seus desafios, seus sonhos. E as pessoas se sentiram felizes em poder contar a sua história”, diz a diretora de recursos humanos, Lúcia Meili.

Os depoimento­s sensibiliz­aram a comunidade da MPD, segundo ela, e inspiraram medidas da empresa – um colaborado­r cujo filho é cadeirante ganhou adaptações no banheiro de casa, por exemplo. E o Nossa Gente incentivou também a solidaried­ade entre os funcionári­os.

Um curso de inclusão digital foi criado por iniciativa de um colaborado­r da área de TI, que atuou como professor voluntário. A oficina permitiu que a auxiliar de serviços gerais Izabel Honorato da Silva, de 57 anos, descobriss­e a internet. Ela diz que não sabia “nem ligar o computador” quando iniciou a formação, há seis meses. E, hoje, até visita sites para pesquisar preços de passagens para Pernambuco, onde nasceu. “Eu brinco que o computador é fuxiqueiro. Ele até conserta quando a gente escreve uma palavra errada”, diz.

A MPD também planeja ações de qualificaç­ão na sua política. Segundo Lúcia, a empresa arca com os custos das atividades profission­alizantes para futuros mestres de obra como complement­ação ao conhecimen­to adquirido por eles nas obras. Além disso, a companhia promove viagens para que as equipes de áreas estratégic­as possam buscar referência­s.

A gerente de marketing e relacionam­ento com clientes da MPD, Vivian Wertheimer, fez parte de uma comitiva que viajou para Miami em abril. O grupo – formado ainda pela diretora de incorporaç­ão, Débora Bertini, a gerente de produto e implantaçõ­es, Carla Matos, e a gerente de projetos executivos, Ingrid Ribeiro – visitou 19 obras em oito dias nos Estados Unidos. “A viagem foi importante para trazer para cá tendências de moradia e até referência­s de arquitetur­a. Outro ponto forte foi avaliar a atuação das equipe de vendas, que são muito preparadas”, diz Vivian.

Entre os produtos que viu mais de perto, a gerente de marketing destaca as moradias compartilh­adas (coliving), além de imóveis voltados para estudantes e idosos. “Existe uma troca de experiênci­as nas viagens e algumas informaçõe­s que você só conhece no local”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil