O Estado de S. Paulo

‘Temos de mostrar que há alternativ­a’

-

Avesso a candidatur­as de esquerda e fiel ao ideário liberal, o empresário Salim Mattar, sócio-fundador da Localiza, evita criticar Jair Bolsonaro (PSL), mas diz que escolheu João Amoêdo (Novo) por “uma questão de princípios”. “Temos de mostrar que há um partido alternativ­o que, se não for agora, na próxima vai chegar ao poder”. Confira a entrevista.

Por que votará em Amoêdo?

O João significa uma “disrupção” no modus operandi da política: do “toma lá, dá cá” para um regime de ética, de valorizaçã­o do cidadão e de mais cuidado com a coisa pública. A medida que o João é conhecido por suas ideias, mais adeptos ganha. Claro, não tem tempo de TV, está sendo lentamente conhecido. Mas, quando o cidadão toma conhecimen­to, transforma-se seu eleitor. João está trabalhand­o para chegar ao segundo turno.

• Ele não é o único a levantar bandeira contra a velha política. Há Marina, Bolsonaro...

A ideia da Marina Silva é diferente. É uma pessoa de esquerda que acha que o Estado é solução, que o Estado tem de ser babá, dono de empresas porque são estratégic­as. O João acha que o cidadão é a solução.

E no caso do Bolsonaro?

Paulo Guedes, que é o mentor econômico de Bolsonaro, é um indivíduo espetacula­r, cujas ideia se confundem totalmente com as ideias do João. E Bolsonaro também é disruptivo: não tem partido apoiando, não aceita acordo.

E por que não votar nele?

Por uma questão de princípios. Comungo dos princípios do partido Novo. Estou lá há mais de um ano e meio (Salim apoia, mas não é filiado). Conheço o padrão ético do João. Aderi à campanha. Sou apoiador moral e financeira­mente.

• Amoêdo não dilui candidatur­as de direita, campo que o senhor apoia?

A esquerda será derrotada brutalment­e nas urnas. Votar no João Amoêdo não prejudicar­á em nada o processo eleitoral. Temos de mostrar que há um partido alternativ­o que, se não for agora, na próxima vai chegar ao poder. “Disrupção” é o caminho e João Amoêdo é a melhor opção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil