O Estado de S. Paulo

Dobradinha da Ferrari enlouquece os fãs em Monza

Equipe fica com as duas primeiras posições no grid para o GP da Itália, mas Raikkonen supera Vettel. Hamilton é o 3º

-

A fanática torcida italiana teve motivos de sobra para comemorar ontem no Circuito de Monza. No treino classifica­tório para o GP da Itália, os torcedores que lotaram as arquibanca­das do autódromo viram a Ferrari cravar uma dobradinha no grid de largada, com o surpreende­nte Kimi Raikkonen na frente.

Foi suado, com a melhor volta sendo cravada já com o cronômetro zerado, mas Raikkonen voltou à pole position depois de muito tempo. O experiente piloto finlandês, de 38 anos, voou baixo na reta final do Q3 e, de quebra, selou o novo recorde do tradiciona­l circuito italiano, ao marcar 1min19s119.

“Fizemos apenas metade do trabalho. Espero que possamos repetir o resultado na prova de domingo”, disse Raikkonen, que não só quebrou o recorde da pista como registrou a volta mais veloz da história da F-1, com média de 263,587km/h. Ele superou os favoritos Sebastian Vettel e Lewis Hamilton e garantiu a primeira pole desde o GP de Monaco no ano passado.

Se viu seu companheir­o ficar com a pole, Vettel ao menos pôde celebrar o fato de largar na frente de seu maior concorrent­e. O alemão superou Hamilton também já com o cronômetro zerado, ao registrar a marca de 1min19s280. Com isso, a torcida da Ferrari festejou uma dobradinha no grid em casa pela primeira vez desde 2000.

“Não consegui fazer uma boa última volta, mas foi o suficiente para garantir a primeira fila”, afirmou o alemão Vettel.

Pior para Hamilton, que viu a festa da Ferrari e sairá somente na terceira colocação, após marcar 1min19s294. “Parabéns para a Ferrari. Eles fizeram um grande trabalho. Foi impossível superá-los”, afirmou o líder do Mundial, que terá como companheir­o na segunda fila o seu colega de Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas, que obteve 1min19s656.

A Red Bull de Max Verstappen apareceu na quinta colocação, distante dos líderes, com o tempo de 1min20s615. O holandês ao menos foi bem superior ao seu companheir­o de equipe, o australian­o Daniel Ricciardo, que sairá no final do grid após trocar componente­s do motor. Mesma situação vivida por Nico Hulkenberg, da Renault.

A largada do GP da Itália está prevista para as 10h10.

 ?? ANDREJ ISAKOVIC / AFP ?? Que alegria. Raikkonen (D)_e Vettel ‘voaram’ em Monza
ANDREJ ISAKOVIC / AFP Que alegria. Raikkonen (D)_e Vettel ‘voaram’ em Monza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil