O Estado de S. Paulo

Cristina volta a tribunal em caso dos ‘cadernos da corrupção’

Ex-presidente será interrogad­a sobre subornos que motivaram operação apelidada de ‘Lava Jato argentina’

- BUENOS AIRES

A senadora e ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, será interrogad­a hoje pelo juiz federal Claudio Bonadio na investigaç­ão de um suposto esquema de pagamento de propina que envolve dezenas de empresário­s e ex-funcionári­os do governo e que motivou a operação apelidada “Lava Jato argentina”.

“Amanhã (hoje) vou para a corte de Bonadio pela sétima vez”, escreveu Cristina em sua conta no Twitter na manhã de ontem. A ex-presidente pediu que seus apoiadores não organizem marchas para apoiá-la.

“Já sabem, não se mobilizem. Coloquem sua energia para defender as universida­des e a saúde pública, a ciência e a tecnologia e para ajudar xs que estão em dificuldad­e, que infelizmen­te não são poucxs hoje em nosso país”, escreveu a senadora, que governou o país de 2007 a 2015.

Cristina compareceu no dia 13 de agosto a uma primeira sessão do tribunal que investiga o pagamento de suborno por empresário­s em troca de contratos de obras públicas. Na ocasião, ela rejeitou a competênci­a do juiz e do promotor do caso, Carlos Stornelli, e se recusou a responder os questionam­entos. No entanto, seu apelo para que os responsáve­is pela investigaç­ão fossem alterados foi negado.

Além deste caso, Cristina é investigad­a em outros cinco processos de supostos casos de corrupção e por acobertar a participaç­ão de iranianos no atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia).

Além da ex-presidente, também deve ser ouvido hoje pelo juiz o ex-ministro do Planejamen­to Julio de Vido, que está sob prisão preventiva.

Cadernos da corrupção. Cristina é a pessoa de mais alto cargo investigad­a no caso dos “cadernos da corrupção”, que envolve mais de uma dezena de ex-funcionári­os kirchneris­ta e mais de 30 empresário­s.

Os detalhes dos pagamentos de suborno foram registrado­s em vários diários mantidos por um ex-motorista do ministério de Planejamen­to e incluem também a presidênci­a de Néstor Kirchner (2003-2007).

Além dessas anotações, entre as provas do processo estão delações premiadas de vários empresário­s e de alguns dos ex-funcionári­os kirchneris­tas.

 ?? MARCOS BRINDICCI/REUTERS ?? De novo. Cristina, no dia do seu 6º depoimento a Bonadio
MARCOS BRINDICCI/REUTERS De novo. Cristina, no dia do seu 6º depoimento a Bonadio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil