O Estado de S. Paulo

Prédio será polo de inovação

- /J.M

Ser um polo de pesquisa inovadora dentro da universida­de – com o olhar para fora. Essa é a proposta do Centro de Pesquisa e Inovação (Inova USP), prédio na Cidade Universitá­ria, zona oeste, que abrigará núcleos de pesquisa em saúde, biologia e tecnologia até o fim do ano.

Segundo o coordenado­r do Inova USP, o professor Luiz Henrique Catalani, a inspiração veio de fora. “Nos baseamos em iniciativa­s similares pelo mundo, em que se criam espaços multiusuár­ios, integrados e com aproximaçã­o com diversos atores da sociedade.”

Uma das iniciativa­s que funcionará no Inova USP é a Scientific Plataform Pasteur – USP, parceria da universida­de com o Instituto Pasteur, da França. Coordenado­r dessa plataforma, o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Luís Carlos Ferreira, diz que parte dos estudos será dedicada a contribuir com a prevenção de epidemias, como a de zika.

O biólogo Helder Nakaya, que cuidará da parte de bioinformá­tica, está animado. “Vamos usar técnicas de informátic­a para processar e analisar genes.”

Interdisci­plinar. O trabalho de Nakaya terá conexão com outro laboratóri­o do Inova USP, o Centro de Biologia Sintética e Sistemas, que busca soluções em biomassa. O prédio terá ainda um grupo destinado a pensar na interdisci­plinaridad­e para a construção de soluções inovadoras. “A ideia é que ninguém trabalhe isolado. Nossa proposta é não ter muitas paredes”, diz Catalani.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil