O Estado de S. Paulo

Hamilton dá show e irrita os torcedores da Ferrari

Inglês é hostilizad­o ao subir no pódio do GP da Itália. Ele venceu a prova pela quinta vez e abriu 30 pontos de Vettel

-

Ver Lewis Hamilton vencer de forma impecável o GP da Itália e abrir 30 pontos sobre Sebastian Vettel na classifica­ção geral (256 a 226) foi demais para os fanáticos torcedores da Ferrari ontem no circuito de Monza. O piloto inglês foi bastante hostilizad­o pelos ferrarista­s, ao subir no pódio para receber o troféu pela sua quinta vitória na tradiciona­l prova.

“Mais uma vez, time LH, estamos no ninho de cobras. Eu reconheço e agradeço por vocês ficarem em meio a esse público cheio de ódio e negativida­de, e por serem bravos, se destacando e brilhando. Eu os vejo em meio a todos. Muito orgulhoso e grato pela força de vocês. É essa força que me impulsiona. Amo vocês, time LH”, escreveu Hamilton na rede social, após somar 68 vitórias na carreira.

Em um fim de semana que se desenhava favorável à equipe italiana, dona dos dois primeiros lugares no grid de largada, foi o piloto da Mercedes quem comemorou ao cruzar a linha de chegada na frente após uma grande exibição.

“A Ferrari colocou um grande desafio. Um grande agradecime­nto aos meus fãs – eles me inspiram muito”, disse o líder do Mundial. Hamilton foi beneficiad­o pelo acidente em que se envolveu com Sebastian Vettel. Logo na primeira volta, os dois concorrent­es ao título se tocaram quando o inglês tentou a ultrapassa­gem sobre o alemão. Pior para o piloto da Ferrari, que precisou parar nos boxes, voltou na última posição e fez uma prova de recuperaçã­o.

A esperança da Ferrari era de que ao menos Kimi Raikkonen mantivesse a primeira colocação em que largou e garantisse a vitória. E o finlandês até cumpriu a tarefa na maior parte da prova. Mas na 45ª volta, Hamilton conseguiu a ultrapassa­gem que lhe garantiu a vitória.

“Penso que éramos rápidos o suficiente, mas nossos pneus traseiros acabaram e foi uma batalha perdida desde aquele ponto”, afirmou Raikkonen.

Para completar a festa da Mercedes, Valtteri Bottas completou o pódio na terceira colocação. Ele foi o quarto piloto a cruzar a linha de chegada, mas foi beneficiad­o por uma punição de cinco segundos a Max Verstappen por incidente envolvendo justamente o finlandês.

Quem também se beneficiou da punição ao holandês foi Vettel. Depois de fazer uma prova de recuperaçã­o, o piloto da Ferrari ao menos pôde comemorar a quarta posição, à frente justamente de Verstappen, que terminou na quinta posição.

Com o resultado, Hamilton abriu 30 pontos de vantagem para Vettel na liderança do Mundial de Pilotos: 256 a 226. Raikkonen foi a 164, seguido por Bottas, com 159. A F-1 volta à ação em duas semanas, com o GP de Cingapura, dia 16.

 ?? DANIEL DAL ZENNARO/EFE ?? Na ponta. Hamilton teve dia brilhante na Itália e aumentou distância na liderança do torneio
DANIEL DAL ZENNARO/EFE Na ponta. Hamilton teve dia brilhante na Itália e aumentou distância na liderança do torneio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil