O Estado de S. Paulo

Comissão de Cultura da Câmara ignorou museu

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Asituação precária do Museu Nacional, do Rio de Janeiro, que pegou fogo no domingo, não mereceu a atenção da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Do ano passado para cá, o tema não entrou na pauta do colegiado, responsáve­l por discutir e aprovar projetos de lei na área, além de determinar fiscalizaç­ões. A comissão também não é prioridade para a maioria dos partidos. A cinco meses do final da legislatur­a, dez vagas ainda não foram preenchida­s pelas legendas, incluindo cargos de comando, como os três vice-presidente­s.

» Nua e crua. A pouca atuação da Comissão de Cultura fez com que o deputado Celso Pansera (PT-RJ) pegasse atalho na vizinha Comissão de Ciência e Tecnologia para realizar audiência pública sobre a situação do Museu Nacional. “Este ano ela (Cultura) não atuou muito”, admite.

» Turma. Boa parte da direção da UFRJ, que administra o Museu Nacional, é composta por filiados ao PSOL. A lista inclui o reitor, Roberto Leher; a vicereitor­a, Denise Lopez; a pró-reitora de Extensão, Maria Mello de Malta; o pró-reitor de Pessoal, Agnaldo Fernandes, e o decano Vitor Mario Iorio.

» Geni. O candidato do PSOL à Presidênci­a, Guilherme Boulos, soltou nota atribuindo o incêndio aos “cortes criminosos de Temer na área da Cultura”.

» Sabatina. O comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, está recebendo os presidenci­áveis. Já falou com Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Alvaro Dias (Podemos).

» Aulinha. O presidenci­ável Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu de aliados do Centrão 20 sugestões para melhorar sua campanha. O pontapé foi lançar a proposta que propõe subsídio na compra de botijão de gás de cozinha a 8 milhões de famílias.

» Pique-esconde. Em plena campanha eleitoral, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), ambos candidatos, não foram encontrado­s por oficiais de Justiça para receber intimação do STF. Relator do inquérito, Edson Fachin tem pressa na investigaç­ão.

» Vem aí. Réu por duas vezes na Justiça Eleitoral e alvo de ação de improbidad­e, o candidato a vice na chapa presidenci­al do PT, Fernando Haddad, deve enfrentar esta semana acusação criminal do MP-SP.

» Filhotes. O motivo é o mesmo. A UTC teria pago uma dívida da campanha do petista, em 2012, de R$ 2,6 milhões com caixa 2. Haddad tem afirmado que a delação de Ricardo Pessoa, da UTC, foi rejeitada em outros casos e que ele contrariou o empresário. » Cesta. A “Estatal do trem-bala” é presidida por Jorge Bastos. Amigo dos ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, ele comandou antes a ANTT. Chegou na agência por indicação do ex-senador Wellington Salgado (MDB), que antes o empregara como treinador do time de basquete de sua universida­de.

» Procura-se. A PF apreendeu, sábado, US$ 290 mil num barco em Tabatinga (AM), na fronteira com Peru e Colômbia. Ainda não sabe de quem é o dinheiro.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABORARA­M FABIO LEITE E RAFAEL MORAES MOURA

 ?? REPRODUÇÃO /TWITTER ?? » CLICK. Filho do presidenci­ável Jair Bolsonaro, Eduardo postou no Twitter que a candidatur­a do pai estava aprovada pelo TSE. Porém, a Corte ainda não a julgou.
REPRODUÇÃO /TWITTER » CLICK. Filho do presidenci­ável Jair Bolsonaro, Eduardo postou no Twitter que a candidatur­a do pai estava aprovada pelo TSE. Porém, a Corte ainda não a julgou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil