O Estado de S. Paulo

Sándor Márai arde em cena

-

Literatura e teatro em festa. Um dos maiores escritores húngaros do século passado, ao lado de Gyula Krúdy e Imre Kértesz, Sándor Márai terá uma de suas principais obras vertidas para o palco no fim de setembro. As Brasas é sua primeira obra editada no País e foi adaptada para o teatro por Duca Rachid e Júlio Fisher. No elenco, como protagonis­tas, estão os atores Herson Capri e Genézio de Barros na pele de Henrik e Konrad. A estreia está marcada para o dia 28 de setembro no Sesc Santana e a peça tem direção de Pedro Brício. BRASEIRO DE EMOÇÕES “O que norteou o nosso trabalho foi a paixão pelo livro, uma obra instigante, com tantas camadas”, conta Duca, que leu As Brasas quando escrevia o seriado Sítio do Picapau Amarelo, com Júlio Fisher, em 2005. A paixão foi dupla. “O que mais me toca é a questão da amizade entre esses dois homens, uma amizade que atravessa décadas, sobrevive a guerras e se mantém em pé, diante da derrocada de um império.” A peça, como o romance de Márai, tem de tudo: jogos de poder, erotismo e paixão. “As paixões que, no fim das contas, movimentam o mundo”, diz Duca.

DOGVILLE DE PINDORAMA Outra adaptação a caminho, agora do cinema para o palco. O filme do tresloucad­o cineasta dinamarquê­s Lars von Trier Dogville deve chegar ao palco em janeiro de 2019, em São Paulo, no Teatro Porto Seguro. Tem elenco grande, para encher o palco e os olhos dos humanos, com 16 atores, encabeçado­s, por enquanto, pelo ator Fábio Assunção (foto acima) e pelas atrizes Bianca Byington, Mel Lisboa e Selma Egrei. A direção é de Zé Henrique de Paula. A versão para cinema, lançada em 2003, tinha como foco o sacrifício e Nicole Kidman arrastando o elenco morro acima. Sempre bom lembrar, como diz o nosso Luiz Carlos Merten, Dogville foi o filme que a australian­a deixou de ser a então mulher de Tom Cruise para se tornar a potência que é.

TEMPOS DE FARTA Estreia amanhã a montagem brasileira de Birdland, do dramaturgo britânico Simon Stephens. Será no Teatro Cemitério de Automóveis, com direção de Mário Bortolotto e protagoniz­ada por Carca Rah na pele de Paul, um roqueiro de fama mundial em final de turnê. Nos palcos ingleses a peça foi sucesso com o ator Andrew Scott como protagonis­ta – ele é o Jim Moriarty da série Sherlock, da BBC.

 ?? CIA DAS LETRAS ?? Márai. Duelo de palavras
CIA DAS LETRAS Márai. Duelo de palavras
 ?? ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO ??
ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO
 ?? JOÃO WADY CURY
E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO ??
JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil