O Estado de S. Paulo

Editorial anônimo do ‘NYT’ agrava crise na cúpula do governo Trump

Crise na Casa Branca. Presidente qualifica de ‘traição’ texto publicado no jornal e tenta descobrir identidade do autor; vários funcionári­os de alto escalão negam ter escrito artigo que descreve a liderança do republican­o como ‘impetuosa, mesquinha e inef

- WASHINGTON

A divulgação de um editorial anônimo pelo jornal The New York Times afirmando existir uma “resistênci­a silenciosa” dentro da cúpula do governo Donald Trump levou o presidente dos EUA a exigir a revelação do nome do funcionári­o que publicou o artigo. Trump questionou se um artigo pode ser considerad­o uma “traição”, criticou o jornal por publicar a coluna “covarde” e pediu que esclareça se o funcionári­o existe.

Em meio a especulaçõ­es frenéticas sobre quem teria escrito o artigo, mais de uma dúzia de funcionári­os de alto escalão do governo Trump negaram ser os autores do texto. “Venho de um lugar em que se você não está em posição de realizar o projeto do chefe, resta apenas uma opção: ir embora”, afirmou o secretário de Estado, Mike Pompeo. O secretário de Defesa, Jim Mattis, e o vice-presidente, Mike Pence, também se apressaram em afirmar que não eram os autores.

O caso, sem precedente­s na história moderna dos EUA, é mais uma prova da confusão dentro da Casa Branca desde que Trump assumiu. O artigo foi publicado na quarta-feira pelo New York Times, em meio às revelações feitas em um livro que será lançado neste mês sobre os bastidores da Casa Branca.

Em Fear (Medo, em inglês), o jornalista Bob Woodward, que com Carl Bernstein revelou o escândalo que culminaria no fim do governo Richard Nixon, em 1974, o Watergate, descreve uma Casa Branca sem rumo e um presidente afoito e irascível.

Há uma semana, Trump vem vociferand­o e criticando Woodward no Twitter. Ontem, ele voltou sua artilharia verbal contra a publicação do artigo e contra o New York Times. O governo instaurou uma investigaç­ão para tentar identifica­r o funcionári­o anônimo por meio de análise de textos.

“Traição?!”, escreveu Trump em sua conta no Twitter. “Existe realmente este chamado ‘alto funcionári­o do governo’ ou é apenas o falido New York Times com outra de suas fontes falsas?”, questionou. “Se este covarde anônimo realmente existe, o Times deve, por razões de Segurança Nacional, entregar ele ou ela ao governo de imediato.”

O artigo apresenta relatos de uma “resistênci­a silenciosa” na Casa Branca. Diz que “heróis não reconhecid­os” estão “trabalhand­o de forma diligente para frustrar partes da agenda de Trump e suas piores inclinaçõe­s”. Descreve a liderança do presidente como “impetuosa, mesquinha e ineficaz” e diz que “os adultos na sala” se esforçam para evitar o desastre.

O texto sugere que Trump não está totalmente no comando da Casa Branca e está cercado por conselheir­os que o consideram tão volátil e temperamen­tal a ponto de roubarem documentos para impedi-lo de emitir ordens precipitad­as.

Segundo o Washington Post, Trump teria tido um acesso de fúria depois de ler o artigo. Conselheir­os e assessores passaram o dia de ontem com Trump no Salão Oval. O presidente americano teria ordenado uma investigaç­ão minuciosa para encontrar o autor do artigo.

O embate entre Trump e seus conselheir­os tem sido um tema recorrente. O secretário de Justiça, Jeff Sessions, já ignorou os pedidos públicos de Trump para colocar rédeas na investigaç­ão conduzida pelo promotor especial Robert Mueller sobre o

conluio entre a campanha de Trump e a Rússia. Quando o presidente declarou no Twitter que proibiria soldados transgêner­os nas Forças Armadas, Sessions rejeitou a possibilid­ade.

O senador Bob Corker, republican­o do Tennessee e crítico de Trump, disse no ano passado que os assessores do presidente tentavam impedi-lo de tomar decisões equivocada­s. “Sei que todos os dias há uma tentativa de contê-lo. É uma pena que a Casa Branca tenha se tornado uma creche para adultos”, disse Corker.

Ameaça • “Se este covarde anônimo realmente existe, o ‘Times’ deve, por razões de Segurança Nacional, entregá-lo de imediato” Donald Trump

PRESIDENTE DOS EUA

 ?? CHRIS WATTIE / REUTERS ?? ‘Traição’. Trump deixa o Salão Oval: equipe do presidente tenta identifica­r o autor do editorial do ‘New York Times’
CHRIS WATTIE / REUTERS ‘Traição’. Trump deixa o Salão Oval: equipe do presidente tenta identifica­r o autor do editorial do ‘New York Times’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil