O Estado de S. Paulo

‘Paciente está reagindo bem’, diz cirurgião

- / F.C.

Cirurgião que dirige a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein responsáve­l por cuidar do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), o médico Antonio Luiz Vasconcell­os Macedo declarou ao Estado que o paciente “está muito equilibrad­o dada a cirurgia pela qual passou” e “reagindo bem” ao tratamento das lesões sofridas após ser esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), anteontem.

“Não dá para ter ideia de quando ele sairá da UTI ou terá alta. O que sabemos que é ele está indo muito bem. É uma pessoa forte emocionalm­ente, que reage bem ao tratamento”, relatou o especialis­ta.

O cirurgião disse que os exames não detectaram nenhuma complicaçã­o decorrente das lesões ou da cirurgia e que não há infecção identifica­da até o momento. Essa era uma das maiores preocupaçõ­es da equipe da Santa Casa de Juiz de Fora pelo fato de a perfuração do intestino ter provocado queda de material fecal na cavidade abdominal, o que aumenta o risco de infecções. “Não há infecção no momento, está tudo bem controlado e, de qualquer forma, ele está tomando antibiótic­os”, contou o médico.

Macedo afirmou que todas as lesões provocadas pela facada já foram corrigidas na cirurgia feita em Minas. “Quando eu cheguei à Santa Casa, por volta da meia-noite, ele já estava consciente, sem intubação, num estado bem favorável”, disse.

Não é a primeira vez que o especialis­ta comanda a equipe médica de uma figura pública. Em 2010, Macedo foi o chefe dos cirurgiões que operaram a apresentad­ora Hebe Camargo e descobrira­m um câncer raro no peritônio (membrana que envolve os órgãos abdominais). Ela morreu em 2012.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil