O Estado de S. Paulo

Trump pressiona Justiça a descobrir autor de editorial e ‘NYT’ denuncia abuso

Ofensiva. Presidente ignora independên­cia do Judiciário ao pedir uma investigaç­ão e qualifica texto crítico a seu governo de ‘caso de segurança nacional’; jornal afirma que ameaças do chefe de Estado são lembrete da importânci­a de uma imprensa livre e ind

- Beatriz Bulla CORRESPOND­ENTE / WASHINGTON

Ainda incomodado com o editorial anônimo publicado no New York Times, o presidente Donald Trump pressionou o Departamen­to de Justiça ontem e disse que o secretário de Justiça, Jeff Sessions, deveria iniciar uma investigaç­ão formal para revelar a fonte do texto, alegando se tratar de um caso de “segurança nacional”.

O NYT reagiu afirmando que uma investigaç­ão desse tipo constituir­á “abuso de poder”, já que o Departamen­to de Justiça é um órgão independen­te. “Estamos confiantes de que o Departamen­to de Justiça entende que a 1.ª Emenda protege os cidadãos americanos e não participar­ia de um abuso tão flagrante do poder”, escreveu o jornal. “As ameaças do presidente mostram porque devemos salvaguard­ar a identidade do autor desse editorial e servem como um lembrete da importânci­a de uma imprensa livre e independen­te para a democracia.”

O artigo anônimo foi escrito por um funcionári­o de alto escalão do governo Trump e fala sobre uma “resistênci­a silenciosa” na Casa Branca, que trabalha para “frustrar parte da agenda de Trump e suas piores inclinaçõe­s” e “limitar os danos da presidênci­a”. O texto foi publicado na semana em que trechos do novo livro do jornalista Bob Woodward mostraram os bastidores da equipe do presidente.

Especialis­tas dizem que não há nenhuma razão para Trump pressionar o Departamen­to de Justiça. “O trabalho do departamen­to é investigar crimes”, disse ao Washington Post Stephen I. Vladeck, professor de Direito na Universida­de do Texas. “Não há nenhum contexto no qual esse tipo de artigo possa ser considerad­o um crime federal. Todos concordam que se o autor for encontrado ele pode ser demitido, mas devemos ser cuidadosos com a linha sobre coisas que podem levar à demissão e coisas que podem levar o presidente a apelar à Justiça”, acrescento­u o especialis­ta.

Aos jornalista­s a bordo do Air Force One, Trump também disse que considera uma ação legal contra o New York Times, sem detalhar o que poderia ser feito.

Relação abalada. Fontes próximas a Jeff Sessions afirmaram ontem a CNN que a relação entre os dois é das piores. Quando Trump fez críticas a Sessions no começo do ano, ele disse aos aliados

que iria “manter a cabeça baixa e continuar liderando o Departamen­to de Justiça”. Agora, diz a CNN, Sessions admite que pode renunciar. Os dois raramente falam um com o outro. Sessions disse recentemen­te que checa o twitter de Trump para ter atualizaçõ­es do presidente.

 ?? DOUG MILLS / THE NEW YORK TIMES ?? ‘Traição’. Trump explica necessidad­e de identifica­r autor de editorial sobre ‘resistênci­a silenciosa’ na Casa Branca
DOUG MILLS / THE NEW YORK TIMES ‘Traição’. Trump explica necessidad­e de identifica­r autor de editorial sobre ‘resistênci­a silenciosa’ na Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil