O Estado de S. Paulo

Polícia russa prende 830 em atos contra reforma da aposentado­ria

Manifestaç­ões foram convocadas pelo principal opositor do Kremlin e ocorreram em 80 cidades

- MOSCOU

Pelo menos 830 manifestan­tes foram presos ontem na Rússia após milhares de partidário­s do líder opositor preso Alexei Navalni, convocados por ele, saírem às ruas de 80 cidades para protestar contra a impopular reforma da aposentado­ria apoiada pelo presidente Vladimir Putin.

O maior número de prisões ocorreu nas cidades de São Petersburg­o e Ekaterina, segundo a organizaçã­o OVD-Info, que acompanhou as prisões. Em Moscou, ao menos 2 mil pessoas se concentrar­am no centro da capital. “O poder nos tirou tudo, até a última migalha. Meu pai e minha mãe vão trabalhar durante muito tempo. Essa é a gota d’água”, afirmou a manifestan­te Tatiana Rechetskai­a, de 21 anos.

Há meses, o presidente Putin e outras autoridade­s enfrentam o descontent­amento da população com o projeto que aumenta a idade para a aposentado­ria de 55 para 60 anos para mulheres e 65 para homens.

Ontem, ao mesmo tempo em que milhares de manifestan­tes estavam nas ruas, ocorriam as eleições regionais.

As mudanças para a aposentado­ria, que atualmente tramitam no Parlamento, reduziram cerca de 15 pontos porcentuai­s o índice de popularida­de do presidente Putin, que atenuou a medida. Anteriorme­nte, a idade para aposentado­ria das mulheres passaria a 63 anos.

Elas são a medida governamen­tal mais impopular desde o movimento de 2005 para acabar com os benefícios da era soviética, o que levou a protestos de aposentado­s em todo o país.

Navalni, expulso da TV estatal e impedido de concorrer com Putin à presidênci­a no início deste ano, havia planejado liderar o protesto em Moscou ontem, mas um tribunal o condenou no mês passado por violar as leis de protesto e o prendeu por 30 dias. No sábado, após pressão de Moscou, o Google retirou do YouTube as convocaçõe­s aos protestos postadas pela equipe de Navalni.

 ?? SERGEI KARPUKHIN/REUTERS ?? Repressão. Policiais agridem manifestan­tes em Moscou
SERGEI KARPUKHIN/REUTERS Repressão. Policiais agridem manifestan­tes em Moscou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil