O Estado de S. Paulo

Djokovic conquista terceira taça

- NOVA YORK

Novak Djokovic conquistou ontem pela terceira vez o título do US Open, em Nova York. Na final, o sérvio derrotou o argentino Juan Martín del Potro por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/6 (4) e 6/3, em pouco mais de três horas de jogo.

Foi o 14.º troféu de Grand Slam de Djokovic, igualando a marca atingida pelo norte-americano Pete Sampras. O sérvio fica atrás somente do suíço Roger Federer (20 títulos) e do espanhol Rafael Nadal (17), como um dos maiores vencedores dos principais torneios do circuito mundial de tênis, que incluem o US Open, o Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. “Quando passei por cirurgia, percebi o que Juan Martín (Del Potro) passou quando ele esteve fora. Você fica fora, tenta fazer as coisas darem certo, mas elas não acontecem. Foram tempos difíceis, mas você aprende com as dificuldad­es, com os tempos de dúvida. Eu tentei tirar o melhor de mim para me colocar nessa posição”, disse Djokovic.

O resultado confirma a ascensão de Djokovic no segundo semestre deste ano. Depois de ser submetido a uma cirurgia no cotovelo no início do ano, o sérvio voltou às quadras ainda oscilando, mas agora tem os títulos de Wimbledon, do Masters 1000 de Cincinnati e do US Open. Ele somou 5 mil pontos apenas nesses três torneios. Hoje, ele será o novo número 3 do mundo, ultrapassa­ndo justamente Del Potro no ranking.

O argentino continua brigando pelos grandes títulos do circuito mesmo após as cirurgias no punho que o afastaram por duas temporadas.

Quem esperava um confronto equilibrad­o na decisão viu Djokovic simplesmen­te dominar a quadra. O primeiro set, por exemplo, lembrou os seus melhores tempos, quando era líder do ranking. O argentino cometeu muitos erros e o sérvio não desperdiço­u as chances.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil