O Estado de S. Paulo

Martine e Kahena levam ouro no palco olímpico

Brasileira­s vencem por antecipaçã­o evento-teste da classe 40erFX para os Jogos de Tóquio na baía japonesa de Enoshima

-

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze vão subir novamente no lugar mais alto do pódio. Desta vez, no eventotest­e da vela para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, na baía de Enoshima. Garantiram o ouro por antecipaçã­o na classe 49erFX na disputa que também é valida como primeira etapa da Copa do Mundo de Vela na temporada 2018/2019, e sem precisar competir. Elas se sagraram campeãs ontem porque as regatas que estavam marcadas foram canceladas em razão da falta de vento e da chuva intensa.

As provas de ontem seriam a última oportunida­de para as atletas conquistar­em vaga na medal race, programada para hoje. Mas, por terem ampla vantagem na liderança (26 pontos), as brasileira­s não podem mais serem alcançadas.

“Foi bom, é muito importante saber que a gente consegue velejar bem na raia olímpica. A gente fez uma preparação boa antes, acho que ajudou um pouco ter o meu pai (Torben Grael) como técnico”, comentou Martine.

O evento-teste para Tóquio-2020 é apenas a segunda competição disputada pela dupla brasileira em 14 meses, já que na temporada passada Martine optou por participar da Volvo Ocean Race.

Os outros brasileiro­s que participam do evento-teste também não competiram ontem. Patrícia Freitas segue em 12.º na classe RS:X, com 89 pontos perdidos. No masculino, Jorge Zarif continua em terceiro na classe Finn, com 35 pontos perdidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil