O Estado de S. Paulo

JAPONÊS SERÁ 1º TURISTA A IR À LUA

Space X, de Musk, diz já ter vendido a ‘passagem’

-

ASpace X, empresa de exploração espacial de Elon Musk, anunciou ontem que vendeu sua primeira passagem para levar um turista à Lua. Sem entrar em detalhes, a companhia declarou que vai revelar o nome do passageiro misterioso no início da semana que vem, em um evento. No Twitter, ao ser questionad­o por um fã, Musk disse que o “bilhete especial” foi vendido para um japonês.

Ele voará pelo espaço com a ajuda do Big Falcon Rocket (BFR), novo foguete que ainda está sendo projetado pela companhia. A previsão é de que a primeira viagem do veículo aconteça em 2022, embora a data seja considerad­a otimista por especialis­tas, especialme­nte por questões de financiame­nto. Estima-se que sejam necessário­s US$ 10 bilhões para o desenvolvi­mento do Big Falcon Rocket, recursos que a Space X ainda não é capaz de cobrir com os lucros de sua operação.

Acoplado a uma espaçonave, o BFR é capaz de enviar até 150 toneladas e dois passageiro­s para fora da órbita terrestre. É com esse mesmo foguete que Musk pretende criar uma base na Lua e um assentamen­to em Marte – um dos sonhos do empreended­or, que também é presidente executivo da fabricante de carros elétricos Tesla Motors, é povoar o planeta vermelho. Ele diz ainda que o BFR pode ser usado para lançar satélites e fazer, rapidament­e, viagens entre cidades distantes da Terra.

Desconfian­ça. Antes de levar um turista à Lua, porém, a Space X ainda tem de provar que é capaz de realizar missões tripuladas ao espaço. Em agosto, a empresa apresentou planos para levar quatro astronauta­s para fora da Terra até abril de 2019, pondo fim a um jejum de sete anos de voos de naves americanas tripuladas ao espaço. Em 2011, o governo americano cortou o programa de ônibus espaciais da Nasa, por razões financeira­s.

O voo será a primeira parte de um acordo de US$ 2,6 bilhões da Nasa com a Space X para levar astronauta­s ao espaço – antes disso, a agência já havia fechado parcerias com a companhia de Musk para o transporte de suprimento­s.

De qualquer forma, esse tipo de viagem exige programaçã­o com antecedênc­ia – ainda mais consideran­do que, por questões de segurança, é pouco provável que o turista japonês embarque logo na primeira expedição tripulada da Tesla. / AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

 ?? REUTERS ?? Croqui. Big Falcon Rocket será foguete usado na missão
REUTERS Croqui. Big Falcon Rocket será foguete usado na missão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil