O Estado de S. Paulo

Haddad acena a PSDB e mulheres por 2º turno

-

Fernando Haddad se movimenta para afastar o rótulo de que é o único candidato a perder para Jair Bolsonaro no segundo turno. O petista já fez dois movimentos nesse sentido. Durante sabatina do Jornal Nacional, gastou mais tempo para defender Dilma Rousseff do que Lula. Quer, com isso, ganhar a simpatia das mulheres, grupo que mais rejeita o capitão reformado. Paralelame­nte a isso, sinaliza que pode conversar com o PSDB. O propósito é mostrar que tem maior capacidade de união, além de deixar caminho aberto para uma coalizão no futuro.

» Martelando. “Tem muitas pessoas que apoiaram o golpe e estão revendo sua posição. O próprio PSDB já fez uma autocrític­a. Isso constrói possibilid­ades de diálogo”, disse Haddad ontem, citando Tasso Jereissati, que ao Estado disse ter sido um erro apoiar Temer.

» Pedalando. Em prol do eleitorado feminino, o presidenci­ável petista vai começar a dizer que há um aspecto misógino no impeachmen­t de Dilma Rousseff.

» Queda... A artilharia contra Bolsonaro gera controvérs­ia na campanha de Alckmin. Uma ala avalia que ele deve mirar no PT e não num candidato que hoje representa a indignação do eleitorado. Ao atacar o militar, o eleitor que vota numa ideia se sente atingido.

» ...livre. Alckmin não deve trocar a sua equipe de comunicaçã­o, o que espanta seu entorno. Diz um aliado: não se mexe em time que está ganhando, mas manter time que está perdendo nunca vi.

» Pote de ouro. Os recursos do Sistema S entraram na mira da eleição presidenci­al como saída para minimizar o déficit de R$ 139 bilhões em 2019. O economista de Bolsonaro, Paulo Guedes, em suas palestras para o mercado, prega acabar com todo os repasses.

» Tá fácil. Entre Bolsonaro e Haddad, lideranças do Centrão no NE ficam com o petista num eventual 2.º turno. O capitão reformado é visto como o antipolíti­co.

» Uni-duni-tê. A Junta de Execução Orçamentár­ia se reúne hoje para decidir quais obras receberão dinheiro. O governo mapeou as que exigem pouco recursos para serem concluídas.

» Transição... A Casa Civil vai pôr à disposição um sistema informatiz­ado para a equipe de transição do próximo presidente. Será dada uma senha, pela qual será possível acessar todos os dados da atual gestão.

» ...digital. O sistema já existia, mas estava desatualiz­ado. Na semana passada, o secretário executivo da Casa Civil, Daniel Sigelmann, reuniu-se com os secretário­s dos demais ministério­s para organizar a tarefa. Pretende-se reunir todos os dados também em um livro, a ser entregue ao sucessor de Temer. » Recado. O juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio, tem curtido posts de Jair Bolsonaro no Twitter. Ontem, escreveu em cima de um link que mostra o candidato do PSL na frente nas pesquisas a mensagem: “É chegada a hora da decisão”, sem mencioná-lo.

» Sumiu. No dia em que Bolsonaro sofreu o atentado, o juiz pediu orações pelo “pronto restabelec­imento”. Ontem à noite, a maioria dos posts de Bretas havia sido apagada, incluindo os citados. Procurado, não respondeu. Como juiz, a lei o proíbe de declarar voto.

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA

 ?? REPRODUÇÃO ?? » CLICK. A eleição em Alagoas pega fogo. Após ser chamado de “velhaco” por Renan Calheiros, o deputado Arthur Lira o chamou de traidor de Collor, FHC, Dilma e Temer.
REPRODUÇÃO » CLICK. A eleição em Alagoas pega fogo. Após ser chamado de “velhaco” por Renan Calheiros, o deputado Arthur Lira o chamou de traidor de Collor, FHC, Dilma e Temer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil