O Estado de S. Paulo

Em Pernambuco, aliado apoia presidenci­ável do PT

- / KLEBER NUNES, YURI SILVA, KATNA BARAN, FILIPE STRAZZER e JONATHAS COTRIM

Em Pernambuco, o PSDB compõe a aliança do senador e candidato ao governo Armando Monteiro (PTB), principal chapa de oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), mas o petebista declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva, quando o ex-presidente, preso e condenado na Lava Jato, ainda figurava como presidenci­ável do PT – ele teve a candidatur­a indeferida e foi substituíd­o por Fernando Haddad.

Monteiro reúne em sua chapa os deputados Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), ambos de partidos que compõem o centrão.

O coordenado­r da campanha presidenci­al de Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado, Joaquim Neto reconhece que falta apoio dos candidatos coligados ao partido para fazer campanha para o presidenci­ável tucano em nível regional. Ele atribui o movimento para “esconder Alckmin” à força do lulismo no Estado. “Por causa de Lula, o PT tem 60% das intenções de voto, o cara não quer atrelar o nome dele a nossa campanha. É uma luta desigual, mas no segundo turno todo mundo vai querer nos apoiar”, disse.

No Rio Grande do Sul, a candidatur­a do presidenci­ável tucano enfrenta um racha no PP, partido de Ana Amélia, e que integra a chapa como candidata a vicepresid­ente. O candidato ao Senado pela sigla, deputado federal Luis Carlos Heinze, anunciou que irá apoiar o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Heinze também afirmou que não subirá em palanques com Alckmin e que usará seu tempo de TV para apresentar seu voto e fazer campanha para Bolsonaro.

O tucano, no entanto, recebe apoio explícito dos candidatos aos governos do Paraná, Bahia e Minas. Na Bahia, o material de campanha do candidato ao governo José Ronaldo (DEM), cuja candidatur­a é coordenada por ACM Neto, um dos principais articulado­res da aliança do tucano com o centrão, tem utilizado com destaque a imagem do presidenci­ável tucano. Ronaldo tem 8% das intenções de votos, segundo pesquisa Ibope publicada em agosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil