O Estado de S. Paulo

Coutinho vive ansiedade por estreia

Meio-campista brasileiro fará seu primeiro jogo pelo Barcelona na Liga dos Campeões hoje contra o PSV Eindhoven

-

O meia Philippe Coutinho não esconde a ansiedade em vestir a camisa do Barcelona durante duelo com o PSV Eindhoven, hoje, às 13h55 (de Brasília) no Camp Nou, na estreia das equipes na fase de grupos da Liga do Campeões.

A competição é a mais charmosa da Europa, vai ser transmitid­a para 83 países e terá premiação total de R$ 9 bilhões. Em entrevista concedida ontem, o jogador brasileiro afirmou que a partida será especial porque na última temporada ele não pôde disputar o torneio pela equipe espanhola, pois já havia jogado pelo Liverpool na mesma edição da competição europeia.

“É um torneio importante e eu queria poder jogar com a minha equipe, o Barcelona. Nós vamos tentar lutar em todas as competiçõe­s nesta temporada. A Liga dos Campeões é a mais importante do continente e estamos com fome de ir bem neste ano. Vai ser uma estreia especial. Estou ansioso porque não pude na temporada passada.”

Coutinho admitiu preocupaçã­o com o grupo do Barcelona nesta edição. O time catalão vai ter pela frente ainda a Inter de Milão e o Tottenham – é a chave mais difícil. “Estamos num grupo complicado. Será decidido por pequenos detalhes e vamos precisar estar 100% para cada jogo”, projetou o jogador da seleção brasileira.

O meio-campista disse também não ter explicação para o Barcelona ter sido só uma vez campeão da disputa nos últimos anos, mesmo com Messi no elenco. “Ele é o melhor jogador do mundo e da história. Não sei como justificar isso. O Barcelona tem muita vontade de ser campeão novamente.”

A última vez em que o time catalão ergueu a taça da Liga dos Campeões foi em 2015. Depois disso viu apenas seu arquirriva­l Real Madrid faturar o torneio nos últimos três anos.

Em relação ao principal adversário, o brasileiro minimizou a rivalidade. “Esse negócio de favoritism­o é coisa da imprensa. Sabemos que em campo são 11 contra 11. Nosso grupo é muito bom e temos de ficar atentos para não sermos surpreendi­dos.”

Coutinho ainda comentou sobre o fato de ser comparado pela imprensa espanhola com Andrés Iniesta, um dos maiores ídolos da história do Barcelona, que deixou a equipe no fim da última temporada. Os dois, no entanto, atuam em setores diferentes. Iniesta joga mais centraliza­do, enquanto que o brasileiro atua mais pelas pontas.

“Não me importa a posição em campo. Tento trabalhar para aprender e ajudar. Me sinto mais à vontade quando estou atuando pela esquerda, mas tento me adaptar a todas as posições que o treinador quiser me colocar”, disse. “Mas para jogar como o Iniesta, terei de melhorar em todos os aspectos.”

Ernesto Valverde, técnico do Barcelona, revelou sobre sua expectativ­a em relação à estreia do time. “Gostaríamo­s de ganhar a Liga dos Campeões, claro. Estamos cheios de sonhos, assim como todos os competidor­es. É uma competição diferente, é curta e você não pode se atrapalhar nela”, declarou.

O Barcelona venceu todos os cinco jogos no Camp Nou na edição 2017/18 e está invicto há cinco anos em casa na Liga dos Campeões. O PSV nunca venceu na Espanha, em 14 visitas. O jogo entre Barça e o time holandês inicia às 13h55 (de Brasília).

Philippe Coutinho

ATACANTE DO BARCELONA ‘Vai ser uma estreia especial. Estou ansioso porque não pude atuar na temporada passada’

 ?? ALBERT GEA/REUTERS-18/8/2018 ?? Estrela. Philippe Coutinho em ação pelo Barcelona: meia rejeitou comparação com Iniesta
ALBERT GEA/REUTERS-18/8/2018 Estrela. Philippe Coutinho em ação pelo Barcelona: meia rejeitou comparação com Iniesta
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil