O Estado de S. Paulo

Clássicos reinventad­os

Sob a nova direção do italiano Riccardo Tisci, Burberry atualiza ícones de seu repertório fashion

- Sergio Amaral

Uma das estreias mais aguardadas da temporada de moda do verão 2019, a do italiano Riccardo Tisci à frente da Burberry, em Londres, foi (surpreende­ntemente) tudo o que não se esperava dela. Em tempos de megaproduç­ões montadas em locações inusitadas, com convidados estelares e sem economia de artifícios para causar nas redes, seu primeiro desfile para a tradiciona­l casa britânica focou no essencial: design de roupas.

E foram muitas em 133 looks femininos e masculinos, cheios de sobreposiç­ões. Batizado de Kingdom (Reino), o début de Tisci na Burberry foi marcado pela reinterpre­tação do legado da grife para o presente com um suave toque de culturas britânicas, como o punk. Sem abalar as estruturas da grife com uma apresentaç­ão-terremoto, o estilista parece insinuar uma transição pacífica entre passado e futuro. “Esse desfile é uma celebração de culturas, de tradições, dos códigos dessa histórica casa de moda e do ecletismo que faz um Reino Unido lindo e diverso.

Dividida em três momentos – alfaiatari­a clássica, rua e noite –, a apresentaç­ão é alinhavada pelos desdobrame­ntos dos icônicos trench-coats da grife tanto na cartela de cores em que reinam os beges, os tons terrosos e os tons lavados, quanto em peças em que elementos de sua construção são replicados em saias, vestidos e casacos. São eles, sem dúvida, a peça-chave da apresentaç­ão, relidos em versões diversas, das mais limpas e básicas até as luxuosas, com pérolas e plumas bordadas ou com o tradiciona­l xadrez da Burberry construído em tweed.

No feminino, destacam-se os vestidos e conjuntos leves e fluidos, com saias plissadas combinadas a camisas, muitas delas com estampas de pele animal, a camisaria masculina, os vestidos e tops de renda que evocavam camisolas e peças de underwear, além da bela série de longos de noite ao final, em preto com discretas decorações de franjas e brilhos.

No masculino, reinam os ternos elegantes, com calças largas e blazers de abotoament­o simples ou duplo, assim como um bloco mais casual, de pegada streetwear, com jaquetas estilo bomber, bermudões, ponchos, polos esportivas com estampas localizada­s e as maxipochet­es.

Além do trench, outros códigos dessa nova fase da Burberry são os lenços de seda, usados tanto de maneira funcional (em cintos, por exemplo) quanto decorativa­s, seu típico xadrez desconstru­ído em listras, e seu novo monograma, construído como umatram aformada pelas letras Te B encaixadas a partir de uma assinatura usada pelo fundador da grife, Thomas Burberry.

Formado na prestigiad­a Central Saint Martins, celeiro de talentos de onde também saíram nomes, como Alexander McQueen, John Galliano e Stella McCartney, Riccardo Tisci esteve por 12 anos à frente da Givenchy, recolocand­o a marca entre as mais desejadas da moda contemporâ­nea.

Com vasta experiênci­a em design, Tisci tem outro atributo valioso: 2,3 milhões de seguidores no Instagram e um ótimo relacionam­ento com tops da moda, das artes e do entretenim­ento, como a empresária Kim Kardashian, a modelo Naomi Campbell, a estilista Donatella Versace e a artista plástica Marina Abramovic.

Mais de Londres. Ainda entre os destaques da Semana de Moda de Londres, que termina hoje, estão os desfiles de Victoria Beckham e de JW Anderson. A ex-Spice Girl aproveitou os dez anos de sua marca para fazer seu primeiro desfile na temporada inglesa. Mostrou um guarda-roupa chique e versátil, calcado em uma alfaiatari­a esperta, com ternos fluidos, saias-lenço, túnicas e vestidos polo.

Na sua marca própria, o diretor criativo da Loewe e prodígio irlandês Jonathan Anderson abandona, ao menos por ora, os looks sem gênero para investir numa coleção feminina em que um mood boêmio e elementos folclórico­s dão o tom.

É um desfile celebração de culturas, de tradições, dos códigos desta casa de moda e do ecletismo que faz um Reino Unido diverso”

 ?? BURBERRY ?? Estreia.Em Londres, o verão 2019 da Burberry, o começo de uma nova era na grife britânica
BURBERRY Estreia.Em Londres, o verão 2019 da Burberry, o começo de uma nova era na grife britânica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil