O Estado de S. Paulo

Pontos para observar ao escolher uma escola

Saiba que aspectos verificar para se sentir mais seguro ao definir o colégio do seu filho

-

Uma boa educação é um investimen­to a longo prazo. Exige dinheiro, tempo, dedicação e paciência com o retorno que virá somente na vida adulta. E, quando se trata de escolher um colégio para as crianças, o desafio é ainda maior. Mas há caminhos para quem não sabe por onde começar.

A coordenado­ra do curso de Pedagogia da Pontifícia Universida­de Católica de São Paulo (PUC-SP), Neide Saisi, explica que são dois os fatores que mais pesam para os pais nesse processo de escolha de escola para seus filhos: a localizaçã­o e o preço do colégio.

Mas outros fatores menos objetivos também entram na conta, de acordo com a professora. Antes de tudo, ao conhecer uma escola, os responsáve­is precisam garantir que uma pergunta saia respondida após a visitação: qual é a concepção de criança que a escola tem?

1. CONFIANÇA

É preciso que os pais confiem na instituiçã­o de ensino. Afinal, a criança passará a ter uma rotina na escola. Além da confiança no conteúdo ensinado, devem saber que o filho está em segurança, tanto psicológic­a quanto fisicament­e.

2. AUTO-ANÁLISE

Para decidir sobre qual escola adotar, recomenda-se que a família conheça a si própria. Algo como todo mundo no divã. Assim, fica mais fácil saber o que poderá ser interessan­te na educação da criança e descartar as opções que desagradam.

3. LINHAS PEDAGÓGICA­S

Há escolas de diferentes abordagens e, portanto, diferentes métodos. Tradiciona­l, construtiv­ista e Waldorf são as mais comuns. Conhecer um pouco de cada uma pode ajudar a filtrar o maior volume de instituiçõ­es.

4. DIVERSIDAD­E

Esse aspecto pode ter um peso muito grande na formação de uma criança, segundo a coordenado­ra do curso de Pedagogia da PUC-SP. Ela observa que há escolas que dão mais ou menos ênfase à diversidad­e, seja entre professore­s ou entre alunos.

5. DIREITO AO ÓCIO

Deixar um tempo livre para o aluno não é má ideia, acredite. No ensino integral, pode haver oportunida­des para que ele escolha o que fazer no horário livre. Quer brincar, cochilar ou estudar? Isso tende a dar mais autonomia, já que ele está seguro na escola.

6. PREÇO

Uma mensalidad­e de valor muito alto, dependendo da renda familiar, pode afetar as finanças dos pais e sacrificar os investimen­tos em lazer que contemplem a criança, como uma ida ao cinema, compra de brinquedos e viagens.

7. LOCALIZAÇíO

Em uma cidade grande como São Paulo, por exemplo, uma longa distância entre casa e escola pode ser prejudicia­l ao desempenho do aluno. Com maior tempo de deslocamen­to, pode haver estresse pelo trânsito ou mesmo pelo atraso à aula.

 ?? / GUILHERME GUERRA, ESPECIAL PARA O ESTADO FELIPE ARAÚJO/ESTADÃO ?? Enfoque. Os pais devem perguntar a linha pedagógica para ver se concordam com a abordagem
/ GUILHERME GUERRA, ESPECIAL PARA O ESTADO FELIPE ARAÚJO/ESTADÃO Enfoque. Os pais devem perguntar a linha pedagógica para ver se concordam com a abordagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil