O Estado de S. Paulo

Profission­alizante é o maior desafio da reforma

Muitas escolas não devem ter esse itinerário ou farão parcerias para oferecer essa opção

-

Dentre os cinco itinerário­s propostos na reforma do ensino médio, a educação profission­al tem sido o maior desafio das escolas – tanto que muitas delas não devem oferecer essa opção ou o farão por meio de alguma parceria.

É uma oferta pequena frente a uma procura que deve ser grande. De acordo com os dados do Censo da Educação Básica, dos alunos que terminam o ensino médio no Brasil, apenas 20% seguem para o curso superior, o restante segue direto para o mercado de trabalho e, atualmente, a maioria deles faz essa transição sem ter recebido formação profission­alizante: apenas 9% das matrículas são em cursos técnicos.

O Liceu de Artes e Ofícios é um dos colégios que já oferece essa formação técnica. “Já temos a proposta do itinerário formativo técnico consolidad­a. Foram anos de aprimorame­nto e debates. Quando de fato a mudança vier, provavelme­nte já estaremos prontos”, afirma Emerson Paes Barreto, coordenado­r pedagógico da instituiçã­o. Do total de 539 estudantes do ensino médio, 304 estão matriculad­os em cursos técnicos como Eletrônica, Automação Industrial, Edificaçõe­s, Desenho de Construção Civil e Multimídia.

É gente que tem mercado de trabalho garantido. Uma pesquisa de egressos do Serviço Nacional de Aprendizag­em Industrial (Senai) aponta que, a cada dez estudantes formados pela instituiçã­o, sete conseguem vaga no mercado de trabalho no primeiro ano de formado. O estudo Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, também produzido pelo Senai, mostra que o Brasil terá de qualificar 13 milhões de trabalhado­res até 2020 para atender à demanda da indústria.

Capacitar o aluno do ensino médio para o mercado de trabalho é a política educaciona­l de países desenvolvi­dos e de alguns com situação econômica similar ao Brasil, caso do México. Lá, 40% dos estudantes fazem ensino técnico. Na Europa, o índice passa dos 50% e chega a mais de 70% em países como Áustria e Finlândia. /O.B.

 ?? LICEU DE ARTES E OFÍCIOS ?? Maioria. Dos 539 alunos do médio no Liceu, 304 fazem ensino técnico
LICEU DE ARTES E OFÍCIOS Maioria. Dos 539 alunos do médio no Liceu, 304 fazem ensino técnico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil