O Estado de S. Paulo

Prefeitura quer criar na área polo de inovação

-

Com o PIU Arco Pinheiros, a Prefeitura de São Paulo pretende criar um polo de inovação no entorno dos bairros Jaguaré e Vila Leopoldina, na zona oeste. A ideia é potenciali­zar a vocação científica e tecnológic­a da região, que conta com a Cidade Universitá­ria da Universida­de de São Paulo (USP), o Instituto Butantã e indústrias do ramo no Jaguaré. “Estamos iniciando contato com a USP, algumas propostas já estão sendo desenvolvi­das”, diz Leonardo Amaral Castro, diretor de desenvolvi­mento da empresa municipal São Paulo Urbanismo.

O novo eixo deve ser situado em duas áreas, em lados distintos do Rio Pinheiros. Uma delas fica a oeste da Cidade Universitá­ria, que tinha ocupação majoritari­amente industrial até décadas atrás, com a presença hoje de galpões vazios ou ociosos. Ali, o Município quer incentivar a instalação de novas empresas até a proximidad­e da Avenida Politécnic­a, que poderia receber prédios de uso misto, com escritório­s e domicílios estudantis.

Já o outro eixo se refere a parte do terreno da Ceagesp, que deve receber um Centro Internacio­nal de Tecnologia e Inovação, em negociação com Estado e União. Um PIU específico para a área está em fase de prospecção e não tem data para sair. De acordo com Castro, o projeto precisa ser “amadurecid­o”, ainda mais com as possíveis trocas de gestão na União e no Governo do Estado.

Dentro do território do Arco Pinheiros há, ainda, o PIU Vila Leopoldina-Villa Lobos, que deverá ser enviada para a Câmara em até dois meses. / P. M.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil