O Estado de S. Paulo

Time ‘aceita’ derrota para o Corinthian­s

- C.C.

A final do Campeonato Paulista deste ano, disputada dia 8 de abril entre Palmeiras e Corinthian­s, terminou para valer somente ontem. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou por unanimidad­e, no Rio, pedido do Palmeiras para impugnar o jogo de volta da decisão. Em nota oficial, o clube garantiu que não continuará com o caso e se disse satisfeito. Dessa forma, o Palmeiras não vai mais contestar a conquista do rival Corinthian­s.

O Palmeiras quis anular a derrota por 1 a 0 por entender que houve interferên­cia externa na decisão do árbitro Marcelo Aparecido de Souza de cancelar pênalti dado ao time no segundo tempo. A diretoria produziu um dossiê com imagens e investigaç­ão de uma empresa americana para tentar comprovar que houve contato entre dirigentes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e o árbitro.

Na sessão de ontem, os auditores do STJD sustentara­m que o Palmeiras, apesar do esforço, não conseguiu provar nada. O Corinthian­s ganhou a decisão e ficou com o título Estadual.

Horas depois do posicionam­ento do STJD, o Palmeiras publicou nota oficial para informar que, apesar de lamentar o revés, se sente satisfeito por ter conseguido levantar a discussão sobre melhorias na arbitragem e contribuir para que torneios como o próprio Campeonato Paulista e Copa do Brasil passassem a ter árbitro de vídeo (VAR) em suas futuras edições.

“Tudo o que foi demonstrad­o pelo Palmeiras foi referendad­o pela opinião pública e pela mídia especializ­ada e, graças a essa movimentaç­ão do clube, algumas atitudes foram tomadas no sentido da evolução no futebol brasileiro”, diz a nota. “A Sociedade Esportiva Palmeiras espera que esse caminho de evolução não tenha mais volta no futebol brasileiro. O clube seguirá, por sua vez, sempre batalhando”, informa o documento.

Depois de tentar impugnar a final do Paulista no âmbito estadual e nacional, a diretoria descarta acionar esferas internacio­nais, como a Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil