O Estado de S. Paulo

ÚNICO JOGO NO MORUMBI TEVE GOL DE ZICO E BRIGA

- Renan Cacioli

Confirmado como palco da abertura da Copa América de 2019, o Morumbi já recebeu uma partida do torneio. Foi no dia 16 de agosto de 1979, quando o Brasil derrotou a Bolívia por 2 a 0, gols de Tita e Zico, em jogo que terminou em briga.

A edição daquele ano não teve sede fixa. Os jogos eram realizados na casa de cada participan­te dos três grupos. O do Brasil tinha ainda Bolívia e Argentina. Houve confrontos em La Paz, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo.

O ex-lateral Júnior fazia parte do elenco e conta ao Estado o que lembra daquela disputa. “Na verdade, era uma bagunça danada. Esse tipo de competição parecia uma forma de preencher o calendário. Não tinha a visibilida­de de hoje.”

Mesmo assim, particular­mente para aquela geração, era importante. “Foi o início do pós1978. Dos remanescen­tes da última Copa do Mundo, você tinha Leão, Oscar, Batista, Zico... O resto era tudo novato. Foi um momento de transição da seleção, a coisa foi evoluindo. Poucos ficariam para a Copa de 82.”

Após perder dos bolivianos (2 a 1), fora de casa, e derrotar os argentinos (2 a 1), no Maracanã, o time dirigido por Cláudio Coutinho chegou ao Morumbi precisando dar o troco na Bolívia para não colocar em risco a classifica­ção às semifinais.

A equipe nacional foi a campo com Leão; Toninho, Amaral, Edinho e Júnior; Batista, Zenon e Zico; Nilton Batata, Sócrates e Zé Sérgio. Depois do 0 a 0 na etapa inicial, Tita, que havia substituíd­o Nilton Batata, abriu o placar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Nos acréscimos, Zico marcou outro gol. Foi quando teve início um grande tumulto no Morumbi.

“O Zico fez o gol e o cara da Bolívia deu uma bicuda nele quando saía para comemorar. Aí, foi aquela confusão”, conta Júnior. A polícia precisou entrar em campo para evitar uma pancadaria. O juiz, então, encerrou o jogo.

O Brasil acabaria eliminado da Copa América na semifinal, pelo Paraguai, que seria campeão mais tarde ao derrotar o Chile na final.

Histórico. O Morumbi já recebeu 28 jogos da seleção, de acordo com dados doSão Paulo. Foram 18 vitórias, nove empates e apenas uma derrota – na Copa Roca de 1963, para a Argentina (3 a 2).

 ?? A.LUCIO ACERVO ESTADAO-20/9/1979 ?? Jogo duro. Brasil teve trabalho para derrotar a Bolívia
A.LUCIO ACERVO ESTADAO-20/9/1979 Jogo duro. Brasil teve trabalho para derrotar a Bolívia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil