O Estado de S. Paulo

Nova safra do guia de azeites brasileiro­s

- Patrícia Ferraz

Acaba de sair a nova edição do Guia de Azeites do Brasil, safra de 2018. A obra de Sandro Marques, lançada pela primeira vez no ano passado, é o único guia dos azeites extravirge­ns produzidos no País. Traz explicaçõe­s das caracterís­ticas dos azeites e de variedades de azeitonas, que ajudam a entender qualidades e defeitos, um mapinha localizand­o as regiões produtoras e um roteiro de produtores que recebem visitantes em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde se concentra a produção nacional. Há ainda indicações de pontos de vendas.

O guia está mais robusto. Inclui oito novas marcas de azeites – quatro mineiros, três gaúchos, um paulista e, pela primeira vez, um do Paraná, o Duidálio, somando 45 marcas e mais de 90 rótulos no total.

Além das notas de degustação, agora o guia apresenta um pouco da história de cada produtor e indicações daqueles que recebem visitantes. Há também uma seção com receitas da chef Ana Luiza Trajano.

A produção de azeites é novidade no Brasil, o cultivo cresceu a partir do ano 2000, mas o cenário da olivicultu­ra no País está em evolução.

Sandro Marques conta que recebeu mais de 80 azeites enviados pelos produtores e provou todos às cegas (quer dizer, sem saber qual azeite estava provando). Seguiu as regras do Conselho Oleícula Internacio­nal, degustou, foi tomando nota e fazendo observaçõe­s. O autor destaca alguns rótulos, caso do Prado & Vazquez, único no País feito com a azeitona maria-da-fé, e o Verde Oliva Rosarium, que tem o selo biodinâmic­o Demeter. Entre os blends de 2018 se destacam Serras Altas, Verde Louro Edição Limitada e Olibi. No caso dos monovariet­ais, a obra cita Oliq e Sabiá. Está à venda no site da editora Livrobits e na Saraiva online.

 ?? HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO ?? Nacional. Produção de azeites no País evolui ano a ano
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO Nacional. Produção de azeites no País evolui ano a ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil