O Estado de S. Paulo

Quente e seca

Estação sofrerá influência do El Niño. Outubro começa com pouca chuva

- Ana Paula Niederauer / COLABOROU ISABELA PALHARES

A primavera, que começa na noite de hoje, deve ser mais quente e ter menos chuva que a média em São Paulo, sob influência do fenômeno El Niño.

Aprimavera, que começa às 22h54 de hoje, promete ser quente, com menos chuvas do que a média e deve sofrer influência do El Niño, fenômeno meteorológ­ico que provoca o aqueciment­o anormal das águas do Oceano Pacífico. A estação termina em 21 de dezembro, às 20h22.

Na primavera, a atmosfera sai gradualmen­te do padrão seco, caracterís­tico do inverno, e ganha o padrão úmido e quente típico do verão. Mas essa transforma­ção não ocorre de uma semana para outra.

Segundo Felipe Pungirum, meteorolog­ista da Climatempo, para o início da primavera há uma grande massa de ar seco que predomina no Sudeste. “No mês de outubro, vai chover um pouco menos que a média na região”, explica.

Os principais centros internacio­nais de meteorolog­ia indicam probabilid­ade superior a 60% de ocorrência do El Niño na primavera. Com isso, segundo o Instituto Nacional de Meteorolog­ia (Inmet), a chuva no Sul deverá ficar acima da faixa normal nos três Estados.

O Sudeste deve apresentar temperatur­as acima da média e chuvas abaixo, exceto em algumas áreas de São Paulo onde pode haver, em novembro, chuvas fortes.

O botânico Ricardo Henrique Cardim explica que o tempo mais seco pode influencia­r negativame­nte na florada e na frutificaç­ão das plantas. Por isso, é importante redobrar o cuidado com a hidratação. “Se as próximas semanas estiverem mais secas, é ruim porque é o período em que as plantas estão investindo todas as suas forças para frutificar e deixar descendent­es. O calor, quando úmido, é bom para essa fase. Mas, sem chuva, pode haver complicaçõ­es nesse processo”, diz.

 ??  ??
 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Natureza. Tempo seco esperado pode influencia­r negativame­nte em florada e frutificaç­ão das plantas, explica botânico
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Natureza. Tempo seco esperado pode influencia­r negativame­nte em florada e frutificaç­ão das plantas, explica botânico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil