O Estado de S. Paulo

Áudio atribuído a candidato é falso, diz laudo

-

O áudio atribuído ao presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL) que circula em redes sociais desde o dia 19 é falso, segundo peritos ouvidos pelo Comprova – uma coalizão de 24 veículos de mídia com o objetivo de combater a desinforma­ção durante o período eleitoral. Na gravação, o homem que se passa por Bolsonaro xinga o general Hamilton Mourão, vice do candidato, e uma enfermeira.

O homem também diz que não aguenta mais ficar no hospital e que o “teatrinho acabou”. A fala alimentou teorias falsas de que o atentado sofrido por Bolsonaro seria forjado.

Um trecho da gravação faz referência a Fernando Haddad, candidato do PT, que está em segundo lugar nas intenções de votos, atrás apenas de Bolsonaro. “Me tira daqui, a gente tem uma eleição pra ganhar, pô (sic). Uma eleição pra ganhar, e você me mantendo aqui nesse teatro”, diz o homem, dirigindo-se a quem chama de Eduardo – mesmo nome de um dos filhos de Bolsonaro.

A pedido do Comprova, o Instituto Brasileiro de Perícia comparou o áudio viral com a voz de Bolsonaro na entrevista que ele concedeu ao jornalista Luiz Datena no dia 22 de abril de 2018. A conclusão é de que não é o candidato do PSL que fala na gravação viral que foi divulgada nesta semana. “O corpo probatório sustenta muito fortemente a hipótese de que as amostras de fala não foram proferidas pelo mesmo locutor”, diz o laudo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil