O Estado de S. Paulo

Érika conquista bronze no duelo brasileiro em Baku

Atleta de 31 anos se vale de sua experiênci­a, leva a melhor sobre Jessica Pereira e ganha a 1ª medalha para o País

- BAKU

A primeira medalha do judô brasileiro no Mundial de Baku, no Azerbaijão, foi conquistad­a ontem em uma “disputa nacional”. Érika Miranda, atleta do Sogipa, ficou com bronze na categoria meio-leve (até 52 quilos) ao superar a compatriot­a Jessica Pereira em apenas 18 segundos. Foi o sexto pódio de Érika em Mundiais. A judoca, de 31 anos, soma agora quatro medalhas de bronze e duas de prata – uma delas por equipe.

Ou seja, ela ainda não tem um ouro. Por isso, apesar da satisfação por ter subido ao pódio, Érika foi franca ao admitir que a falta da medalha dourada a incomoda. “Eu estou muito feliz, mas quero o ouro. Quero ser campeã mundial e estou batendo ainda na trave. Acho que tenho mais uma chance no ano que vem”, comentou a judoca.

Em seu nono Mundial, Érika Miranda projetou duas vezes a finlandesa Katrin Kakko para vencer por ippon na primeira luta. Diante da eslovena Petra Nareks, usou sua experiênci­a para forçar a adversária a sofrer três punições e ser, assim, desclassif­icada, garantindo classifica­ção para as quartas de final.

O triunfo sobre a belga Charline Van Snick veio mais uma vez com a obtenção de dois wazaris. A vaga na semifinal estava assegurada. Mas o duelo para alcançar a decisão foi diante da japonesa Ai Shishime, atual campeã mundial, e Érika perdeu por receber um wazari.

Na decisão da medalha de bronze, ela voltou a se valer de sua maior experiênci­a para derrotar Jessica Pereira por ippon. “É o segundo dia de competição e uma medalha motiva a equipe. O Brasil veio com excelentes atletas, tem muita chance de medalhas. Eu abri o caminho e vem muito mais coisa por aí”, previu Érica Miranda.

Na disputa do masculino (até 66 quilos), Daniel Cargnin, também atleta da Sogipa, disputou a medalha de bronze, mas perdeu para o sul-coreano Baul Ah, que ganhou com vantagem de um wazari.

 ?? ZURAB KURTSIKIDZ­E/EFE ?? Sexta vez. Érika Miranda aumenta a coleção de medalhas
ZURAB KURTSIKIDZ­E/EFE Sexta vez. Érika Miranda aumenta a coleção de medalhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil