O Estado de S. Paulo

Acidente com patinete gera polêmica nos EUA

Dias após Califórnia aprovar lei que desobriga uso de capacete, ajudando startups do setor, polícia revela laudo de morte

- INTERNACIO­NAIS /AGÊNCIAS

Uma nova polêmica está tomando conta dos EUA, em um dos setores mais movimentad­os para as startups nos últimos tempos: patinetes elétricos. Na quarta-feira, 19, o Estado da Califórnia aprovou uma lei que desobriga adultos a usarem capacete enquanto pilotam o veículo. Ontem, no entanto, a polícia de Dallas, no Texas, revelou o laudo que confirma que um homem morreu de complicaçõ­es decorrente­s de uma queda enquanto andava, sem capacete, em um patinete da empresa americana Lime.

Segundo o jornal Washington Post, que adiantou o resultado da polícia texana, Jacoby Stoneking estava voltando para casa, em 1º de setembro, quando caiu. Ele foi encontrado inconscien­te, gravemente ferido e distante do patinete, que estava partido ao meio, no que é provavelme­nte o primeiro acidente fatal com um veículo do tipo no país.

Além disso, casos de quedas e ferimentos tem sido cotidianos nas grandes cidades americanas desde que os veículos viraram febre por lá – especialis­tas estimam que ao menos 65 mil patinetes elétricos rodam pelas ruas do país.

Sob a nova lei california­na, é possível que os acidentes aumentem: isso porque a regulação permite que patinetes andem nas ruas com velocidade­s máximas de 56 km/h – antes, o limite era de 40 km/h.

Ainda assim, a nova lei é um passo importante para a regulament­ação do setor, que tem ganhado força com o surgimento de inúmeras empresas. Algumas delas, como a Bird e a Lime, já atraíram rodadas de investimen­to na casa das centenas de milhões de dólares e são avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. O exemplo também inspirou empresas no Brasil, que ainda aguardam regulação local para operar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil