O Estado de S. Paulo

Bolsonaro usa mandato para ‘fiscalizar’ LGBTs

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA

Líder nas pesquisas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) usou instrument­os a que tem direito como parlamenta­r para questionar governos sobre ações dirigidas ao público LGBT, medidas que contrariam militares e fatos ligados a petistas. Por Requerimen­to de Informação, pediu em 2017 explicação ao ministro da Educação sobre relatos de que homens transexuai­s usam banheiro feminino numa universida­de federal. À Secretaria de Direitos Humanos questionou, em 2016, sobre gasto com conferênci­as de políticas públicas para LGBTs e idosos.

» Canal. O Requerimen­to de Informação é o principal instrument­o do Legislativ­o para fiscalizar o Executivo. É eficaz porque a Constituiç­ão obriga os ministros a se manifestar em 30 dias sob pena de respondere­m por crime de responsabi­lidade. » Meu público. Em 28 anos de mandato, Bolsonaro, que é capitão reformado, apresentou 94 requerimen­tos. Em 2016, pediu explicaçõe­s sobre a obrigatori­edade de teste psicológic­o para manter o porte de armas de militares da reserva. » Na mira. Em 2005, Bolsonaro perguntou à Defesa se José Dirceu foi registrado no Exército como atirador. Em 2016, quis saber sobre viagens de Dilma Rousseff à Venezuela, a Cuba e ao Uruguai. Procurada, a campanha do PSL não retornou.

» Legítima defesa. Michel Temer disse a aliados que só fará novos vídeos da série #faleaverda­de quando atacado. Ele já reagiu a críticas das campanhas de Geraldo Alckmin, João Doria e Fernando Haddad. Ainda tem esperanças de manter boa relação com o sucessor. » Reforço. Acompanhan­do a distância a campanha de Ciro Gomes, Mangabeira Unger foi escalado para participar de reuniões com eleitores indecisos ao lado do marqueteir­o do presidenci­ável. Já participou de uma agenda no Rio e, semana que vem, vai a Florianópo­lis.

» Retrovisor. O entorno de Marina Silva acha que ela tem mais a perder do que a ganhar em escolher um lado, caso não chegue ao 2.º turno. Lembram que ela responde até hoje por ter optado por Aécio Neves em 2014.

» Passo... A PF decide hoje se há necessidad­e de instaurar novo inquérito para apurar o atentado a Bolsonaro. O atual foca em autoria, materialid­ade e circunstân­cias.

» ...a passo. Se a decisão for por relatar o inquérito em curso, outro será aberto para analisar informaçõe­s que demandem colaboraçã­o de outros órgãos, o que pode levar mais tempo, mas não muito, garantem investigad­ores. » Anota aí. Um delegado resume a apuração: “A verdade às vezes é menos interessan­te que as teorias”.

» Mais um. A defesa de Lula anexou ao processo de partilha de bens dele e de dona Marisa certificad­o de cadastro de imóvel rural vizinho ao sítio Los Fubangos, no ABC paulista, como sendo do petista, mas que está em nome de outra pessoa. » Deu nó. Advogados de Lula dizem que não sabem explicar por que a propriedad­e está registrada como sendo de Henrique Cuzziol, conforme a própria defesa informou à Justiça em outubro, nem quem ele é.

 ?? REPRODUÇÃO INSTAGRAM ROSANGELA MORO ?? » CLICK. Rosangela, mulher do juiz responsáve­l pela Lava Jato em Curitiba, Sérgio Moro, lançou uma campanha em sua conta no Instagram pelo “voto consciente”.
REPRODUÇÃO INSTAGRAM ROSANGELA MORO » CLICK. Rosangela, mulher do juiz responsáve­l pela Lava Jato em Curitiba, Sérgio Moro, lançou uma campanha em sua conta no Instagram pelo “voto consciente”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil