O Estado de S. Paulo

6 PERGUNTAS PARA...

- Eros Grau, ex-ministro do STF

1. A atual Constituiç­ão é suficiente para o País ou é preciso criar uma nova?

Acho que a Constituiç­ão deveria ser mais concisa. Esse negócio de 99 emendas transforma a Constituiç­ão numa colcha de retalhos. Acho que no futuro, quando alterarem essa Constituiç­ão, ela deve seguir um modelo mais próximo ao da americana ou francesa, para dar as linhas fundamenta­is do que devem ser as leis.

2. Mas deve ser mudada agora?

As circunstân­cias históricas impedem, neste momento, que ela seja aprimorada. Acho que isso só vai ser possível quando se fizer uma grande reforma na estrutura jurídica.

3. Como seria essa reforma?

Acho fundamenta­l os juízes voltarem a ser aplicadore­s da lei. Um texto enxuto e incisivo da Constituiç­ão. Uma alteração profunda nos tribunais. Isso que hoje é o STF se transformo­u num tribunal de quarta ou quinta instância. Todos os processos acabam lá. É uma loucura.

4. O Supremo tem falhado enquanto Corte constituci­onal?

Tem sido uma Corte de quarta instância, não apenas uma corte constituci­onal. Nos Estados Unidos, eles escolhem quais processos vão julgar. 5.

O número superlativ­o de propostas de emenda à Constituiç­ão (99 aprovadas e mais de mil em tramitação) pode ser considerad­o um ataque à Carta? O que motiva isso?

O que motiva é um desejo de muitos membros do Legislativ­o de aparecer, mostrar serviço, e de certa forma essa jurisprudê­ncia que virou “jurisarte”. O Legislativ­o acabou se transforma­ndo num espetáculo. É isso que tem de acabar. Temos de ter prudência.

6. Como o senhor encara a declaração do General Mourão, de que seria possível fazer uma Constituiç­ão sem Constituin­te?

Eu não consigo compreende­r. Constituiç­ão sem Constituin­te não dá para imaginar.

 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ??
FELIPE RAU/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil