O Estado de S. Paulo

Cai a demanda interna de bens industriai­s

-

Depois de um forte recuo em maio (-8,2%), em razão da greve dos caminhonei­ros, e de um grande salto em junho (10,2%), o Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriai­s teve uma pequena queda de 0,6% em julho, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O resultado reflete o ambiente morno dos negócios, embora na comparação com julho de 2017 o índice registre alta de 6,6% para a indústria como um todo. No trimestre maiojulho, o avanço foi de 2,9% em confronto com o mesmo período do ano passado.

O indicador – calculado pela produção industrial interna líquida das exportaçõe­s acrescida das importaçõe­s – revela um contraste significat­ivo. Enquanto do lado da produção interna líquida de exportaçõe­s houve retração de 1,9%, as importaçõe­s de bens industriai­s avançaram 6,1%.

Como observa o relatório do Ipea, tomando por base a variação acumulada em 12 meses, a demanda segue registrand­o ritmo de cresciment­o mais intenso (5,7%) que o apresentad­o pela produção industrial (3,2%) apurada pela a Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física do IBGE.

A pesquisa do Ipea pode ser interpreta­da como sinal de arrefecime­nto de iniciativa­s da indústria com vistas ao mercado internacio­nal, ao mesmo tempo que avança a demanda interna por produtos importados. O relatório ressalta que a demanda de importaçõe­s de bens de capital teve recuo de 7,6%, mais que o dobro da elevação da demanda de bens de consumo (3,1%).

Na indústria de transforma­ção em geral, verifica-se que a demanda teve alta de 1,3% em julho, em relação a junho, e de 8,9%, diante de idêntico mês do ano passado. Já a indústria extrativa mineral apresentou forte declínio, de 19,8%, sempre em julho em relação a junho. Essa baixa, diz o relatório, pode ser explicada em grande medida pelo aumento da parcela de produção nacional de petróleo destinada ao mercado internacio­nal.

Nota-se também que o desempenho de 15 de um total de 22 setores pesquisado­s avançou na passagem de junho para julho. Assim, o índice de difusão, que mede a porcentage­m dos segmentos da indústria de transforma­ção com aumento em comparação com o período imediatame­nte anterior, caiu de 86% para 68% de um mês para outro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil