O Estado de S. Paulo

Júlio Bressane recria o mito da poderosa e sedutora Cleópatra

- Luiz Carlos Merten

Cleópatra (BRASIL, 2008.) DIR. DE JÚLIO BRESSANE, COM ALESSANDRA NEGRINI, MIGUEL FALLABELA.

O cinema contou muitas vezes a história de Cleópatra, mas a versão mais famosa segue sendo a de Joseph L. Mankiewicz, com Elizabeth Taylor. O Brasil deu sua contribuiç­ão ao tema, e através de um dos autores mais eruditos do País. Júlio Bressane propõe uma Cleópatra lírica, não épica. E, como sempre nos seus filmes, o que está em discussão é a linguagem. A Cleópatra que lhe interessa é a eternizada no imaginário popular – o mito da grande sedutora. Situada na confluênci­a entre Oriente e Ocidente, a personagem vive romances emblemátic­os com Júlio César e Marco Antônio. Tudo é bipolar, até o extraordin­ário uso da cor. Vermelhos e azuis sobre fundos de dourados, que remetem ao culto do sol. No papel-título, brilha Alessandra Negrini. Bela! E nesta segunda, 24, termina a novela Orgulho & Paixão, na Globo, em que ela está ótima, formando uma dupla impagável com Grace Gianoukas.

C. BRASIL, 22H. REPR. COLORIDO, 116 MIN.

VEJA TAMBÉM Vazante

(BRASIL, 2017.) DIR. DE DANIELA THOMAS, COM ADRIANO CARVALHO, FABRICIO BOLIVEIRA, SANDRA CORVELONI.

Senhor de escravos casa-se com menina que ainda brinca de bonecas. A diretora provocou polêmica com seu olhar sobre o Brasil colonial, e a escravidão. A polêmica segue com Banquete, nos cinemas.

C. BRASIL, 23H40. REPR. COLORIDO, 116 MIN.

Assassinat­o no Expresso do Oriente MURDER ON THE ORIENT EXPRESS. (EUA, 2018.) DIR. E INTERPRETA­ÇÃO DE KENNETH BRANAGH, COM JUDI DENCH, PENÉLOPE CRUZ.

Apesar do excesso de liberdades – Hercule Poirot corre, bate, etc. –, a história é tão boa que não dá para desgrudar o olho.

TEL. PIPOCA, 20H. INÉDITO,, COL., 114 MIN.

 ?? RIOFILMES ?? Alessandra Negrini. Com Miguel Fallabela, Cleópatra e Júlio César
RIOFILMES Alessandra Negrini. Com Miguel Fallabela, Cleópatra e Júlio César

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil