O Estado de S. Paulo

Um novo Mitsubishi

Eclipse volta como SUV e com o sobrenome Cross.

- Diego Ortiz diego.ortiz@estadao.com PORTO ALEGRE

Omercado de veículos vem passando por profundas mudanças. Em um momento de concorrênc­ia cada vez mais feroz, não há espaço para errar – e isso significa focar em utilitário­s-esportivos. Até o Mitsubishi Eclipse, que ganhou o mundo nos anos 90 na forma de um esportivo, está de volta, mas de corpo e alma completame­nte novos. Agora um SUV, o modelo japonês também ganhou o sobrenome Cross e chega ao País em duas versões, com tração 4x2, a partir de R$ 149.990, e 4x4, como a avaliada, a R$ 155.990.

O novo Eclipse está em fase de pré-venda – as primeira unidades serão entregues em novembro. Para tentar resgatar um pouco da história do esportivo, a Mitsubishi chama o novo carro de “SUV cupê”.

O Eclipse Cross não chega a

ser esportivo, mas é de longe o carro mais vibrante da marca no País. Bem centraliza­da, a posição de guiar agrada, mas o banco é alto e o motorista pode raspar a cabeça no teto.

Além disso, o SUV inaugura a nova fase da Mitsubishi no mercado nacional, que deve ser marcada por veículos com desenho mais ousado.

O motor 1.5 turbo de quatro cilindros com injeção direta de gasolina produz 165 cv e 25,5 mkgf. A potência surge tarde, às 5.500 rpm, mas o torque máximo está disponível entre 2 mil e 3.500 rpm. A maior parte da força é entregue já às 1.800 rpm, o que garante arrancadas vigorosas.

O câmbio automático do tipo CVT, que simula oito velocidade­s, faz trocas rápidas e sem estrangula­r o motor ou segurar muito as marchas. Esse recurso é muito utilizado para subir o giro e melhorar a entrega de potência.

O desempenho agrada, principalm­ente consideran­do-se que se trata de um SUV que pesa 1.605 kg. Ao mesmo tempo, há uma certa suavidade no rodar, aspecto muito valorizado por quem procura utilitário­sesportivo­s compactos.

Contribui com isso a suspensão independen­te no eixo traseiro, que filtra bem os impactos contra imperfeiçõ­es no piso (com pouquíssim­o retorno

de mola). O sistema também garante a estabilida­de em curvas que um modelo com pegada esportiva merece.

O balanço da carroceria é mínima, o que se traduz em mais conforto para quem viaja no banco de trás. Os freios ABS são bastante eficientes. Lista de itens de série traz sistemas importante­s de segurança ativa e passiva e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, entre outros. Teto solar é duplo

 ?? MITSUBISHI ??
MITSUBISHI
 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTOS: MITSUBISHI/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS: MITSUBISHI/DIVULGAÇÃO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? VIAGEM FEITA A CONVITE DA MITSUBISHI
VIAGEM FEITA A CONVITE DA MITSUBISHI
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil