O Estado de S. Paulo

Público de final no treino em Itaquera

Time recebe o Flamengo em Itaquera e torcida vai lotar a Arena para ‘empurrar’ os jogadores, como fez no treino de ontem, assistido por 38 mil pessoas

- João Prata

Cerca de 38 mil corintiano­s lotaram o estádio de Itaquera no último treino do time antes do jogo de hoje contra o Flamengo. Quem vencer passa à final da Copa do Brasil. Na outra semifinal, o Palmeiras enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão.

“É sangue no olho, é tapa na orelha, é o jogo da vida, e o Corinthian­s não é brincadeir­a.” É com esse mantra que o time alvinegro entra em campo hoje, às 21h45, para encarar o Flamengo, em casa, na partida que vale vaga na final da Copa do Brasil. Os times empataram sem gols o primeiro jogo da semi, no Maracanã. Avança à decisão quem vencer por um placar simples. Qualquer igualdade leva a partida para os pênaltis.

Na véspera do confronto, o técnico Jair Ventura levou o treino do Corinthian­s para a Arena e abriu para os torcedores. Cerca de 38 mil deles foram empurrar a equipe, que mais na base da vontade do que da técnica segue viva na Copa do Brasil.

“É bom quando acontece (o treino aberto). Essa pressão é uma pressão benéfica, porque todos aqui estão do nosso lado. Já começamos a entrar no jogo. Só temos de nos cuidar para não passar do ponto”, disse.

Durante a entrevista, Jair repetiu por pelo menos cinco vezes a palavra equilíbrio. Apesar de contente com o apoio dos torcedores, ele acredita que os jogadores precisam saber conter a euforia. “Não podemos pilhar muito. Tenho uma estratégia diferente para jogos assim. Temos de atuar de maneira equilibrad­a. Começar e terminar do mesmo modo.”

O último treino foi mais festivo e com poucos indícios sobre quem entrará em campo. Somente no final da atividade, quando dividiu o elenco, é que deu para ver que Jair repetirá a formação ofensiva do empate contra o Internacio­nal.

Clayson, Jadson, Mateus Vital e Romero foram com os titulares para um lado treinar cobranças de pênalti. Do outro, os reservas fizeram um trabalho em campo reduzido. O único mistério que o treinador manteve foi no meio-campo. Ralf e Gabriel, que disputam a posição, também bateram penalidade­s.

“O (Mauricio) Barbieri não revelou, então também não vou revelar”, disse Jair. No Flamengo, o treinador não confirmou a volta do meia Diego, que não atuou na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, no domingo, por estar suspenso no Brasileiro.

Jair apenas garantiu que o comportame­nto corintiano será bem diferente do mostrado no empate no Maracanã no primeiro jogo da semifinal. Na ocasião, o time alvinegro atuou

com três volantes de marcação, deu um único chute a gol e tratou apenas de se defender. “Nossa postura vem mudando desde então. É só pegar o jogo contra o Inter. Tivemos o controle do jogo, com mais posse e mais chances. Nossa postura vai ser muito similar’’, disse.

A expectativ­a é de que os atacantes coloquem a bola na rede,

pois no domingo quem marcou o gol do empate por 1 a 1 foi o volante Douglas. Do quarteto de ataque, somente Jadson marcou recentemen­te – na vitória sobre o Sport por 2 a 1. Romero não faz gol há 15 partidas. O drama dos outros dois jogadores do setor é ainda maior. Mateus Vital não balança as redes desde maio; Clayson, desde abril.

O Flamengo chegou ontem a São Paulo com apoio da torcida. O time foi recebido por cerca de 50 torcedores e o técnico Barbieri chegou a ser abraçado por um deles. O meia Everton Ribeiro não espera um Corinthian­s muito ofensivo. “Em casa, eles vão ter que sair um pouco mais, mas não sei se muito. É um jeito que eles têm de jogar’’, disse.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ??
WERTHER SANTANA/ESTADÃO
 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO ?? Apoio total. Torcida do Corinthian­s foi à Arena em Itaquera passar energia para os jogadores na véspera da decisão contra o Flamengo; quem vencer esta noite vai brigar pelo título
WERTHER SANTANA/ESTADÃO Apoio total. Torcida do Corinthian­s foi à Arena em Itaquera passar energia para os jogadores na véspera da decisão contra o Flamengo; quem vencer esta noite vai brigar pelo título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil