O Estado de S. Paulo

Justiça autoriza mandato coletivo em urnas do DF

-

OTribunal Regional Eleitoral do DF autorizou o candidato a distrital Thiago de Ávila (PSOL) a aparecer nas urnas como “mandato coletivo”. Ele promete dividir a representa­ção com outras três pessoas e ouvir ainda os eleitores de forma constante por meio de assembleia­s ou aplicativo­s de celular e redes sociais. Apesar de não haver previsão legal para esse tipo de pacto, a ideia foi proposta também pelo ex-ministro Miguel Reale Jr., que tentou, sem sucesso, unir os candidatos do Centro ao Planalto. Os presidenci­áveis não comparecer­am ao encontro.

» Controvérs­ia. O pacto levanta dúvidas. O ex-ministro do TSE Marcelo Ribeiro pondera que, para funcionar, depende-se de arranjos internos dos partidos. Não há garantia de que, se eleito, o titular da cadeira abrirá espaço para os demais.

» Vão-se os anéis... Ao defender que a campanha do presidenci­ável Geraldo Alckmin (PSDB) amenize os ataques ao rival Jair Bolsonaro (PSL), o senador tucano Cássio Cunha Lima (PB) diz pensar em salvar a candidatur­a de aliados do PSDB.

» ...ficam-se os dedos. Em conversas, o senador diz que, ao mirar o capitão reformado, o tucano atinge o eleitor anti-PT, que em 2014 votou com o PSDB.

» Desembarqu­e. Vice do tucano Antonio Anastasia ao governo de Minas Gerais, Marcos Montes (PSD) disse em Patrocínio (MG) que, se Alckmin não melhorar nas pesquisas, a chapa deve apoiar Bolsonaro já no primeiro turno.

» Dormindo com o inimigo. Partido do Centrão que mais preocupa a equipe de Alckmin é o PP da vice, Ana Amélia. A sigla demonstra ter pontes sólidas com Bolsonaro no Sul e no CentroOest­e e com Fernando Haddad (PT) no Nordeste.

» Tô out. Procurado por presidenci­áveis para declarar apoio nestas eleições, o empresário Josué Alencar avisa: está bem longe do cenário eleitoral, em Seattle, nos Estados Unidos.

» O elo. O presidente Michel Temer e Ciro Gomes (PDT) vivem às turras, mas algo os une: o urologista Miguel Srougi. O médico que atendeu Temer foi o mesmo que recebeu Ciro ontem no Hospital Sírio-Libanês.

» Ação e reação. No Piauí, candidatos nas eleições proporcion­ais distribuem santinhos preenchido­s com o nome do ex-presidente Lula. A prática, que leva o eleitor a votar no 13 acreditand­o que Lula ainda está na disputa, ocorre no interior.

» É guerra. Diante do cresciment­o de Antonio Anastasia nas pesquisas, Dilma Rousseff (PT) elevou o tom dos ataques ao PSDB em Minas. Em vídeo que será divulgado hoje, ela diz que Anastasia e o senador Aécio Neves colocaram Temer no poder para “defender seus próprios interesses”. » Procura-se. Thiago Lacerda Nobre deixará a coordenaçã­o da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo. Ele sairá para poder dedicar-se à chefia da Procurador­ia da República em São Paulo, cargo que já acumula.

» Recado dado. A Fundação Faap divulgou nota na qual se posiciona sobre a unidade de Ribeirão Preto ter usado em uma prova textos críticos a Bolsonaro. “A Fundação reitera sua posição apolítica, esclarecen­do que o texto lá reproduzid­o não reflete a neutralida­de da instituiçã­o.”

COM NAIRA TRINDADE E JULIANA BRAGA. COLABOROU VERA ROSA

 ?? MAURO VIEIRA/ MDS ?? » CLICK. No processo de interioriz­ação de venezuelan­os, o governo transporto­u Princesa, uma poodle de 6 anos, que foi de FAB com a família para Canoas (RS).
MAURO VIEIRA/ MDS » CLICK. No processo de interioriz­ação de venezuelan­os, o governo transporto­u Princesa, uma poodle de 6 anos, que foi de FAB com a família para Canoas (RS).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil