O Estado de S. Paulo

Trump anuncia medidas contra Irã

Presidente critica Teerã e diz que novas sanções serão lançadas em novembro

- Beatriz Bulla ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

O presidente dos EUA, Donald Trump, dedicou parte de seu discurso de ontem na Assembleia-Geral da ONU a uma ofensiva contra a Irã. Ele anunciou sanções econômicas ao país, com início em novembro, e disse que os líderes iranianos “semeiam o caos, a morte e a destruição”.

“Todas as soluções para a crise humanitári­a na Síria devem incluir também uma estratégia para enfrentar o regime que a alimentou e financiou: a ditadura corrupta no Irã”, disse Trump, que acusou os líderes iranianos de saquearem o país para enriquecer e “espalhar o caos” no Oriente Médio.

Em seu discurso, Trump foi na contramão dos que subiram na tribuna da ONU, que fizeram uma defesa do multilater­alismo. O americano, no sentido oposto, disse que “jamais submeterá a soberania dos EUA a uma burocracia global não eleita e inexplicáv­el”. “Rejeitamos a ideologia do globalismo e abraçamos a doutrina do patriotism­o”, disse o americano.

O presidente, no entanto, não detalhou quais seriam as sanções ao Irã. Seu assessor de Segurança Nacional, John Bolton, disse que os EUA serão agressivos. Em evento paralelo à Assembleia-Geral, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, criticou a União Europeia, que anunciou medidas para manter seus negócios e a compra de petróleo do Irã, que devem diminuir a eficácia das sanções americanas.

Curiosamen­te, algumas horas depois, foi a vez de o presidente iraniano, Hassan Rohani, discursar na Assembleia-Geral e dar uma resposta ao governo americano. Rohani disse que a política hostil dos EUA em relação ao Irã está condenada ao fracasso.

“Nossa proposta é clara: compromiss­o por compromiss­o, violação por violação, ameaça por ameaça, e passo por passo, em vez de conversa por conversa”, disse o iraniano. “O que o Irã diz é claro: sem guerra, sem sanções, sem ameaças, sem intimidaçã­o. Devemos apenas agir de acordo com a lei e com o cumpriment­o das obrigações.”

Ontem, em entrevista à CNN, Rohani também negou que tivesse solicitado um encontro com Trump – conforme havia sugerido o presidente americano. “O pedido nunca foi feito”, garantiu o iraniano.

 ?? JUSTIN LANE / EFE ?? Discurso. Presidente dos EUA fala durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas
JUSTIN LANE / EFE Discurso. Presidente dos EUA fala durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil