O Estado de S. Paulo

Emprego formal retoma ritmo de cresciment­o

-

Há sinais de que, depois dos tropeços de maio, o ritmo de atividade retoma aos poucos o nível dos primeiros meses do ano. Assim pode ser interpreta­do o saldo positivo de 110.431 vagas com carteira assinada criadas em agosto, segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos (Caged), do Ministério do Trabalho. Foi o oitavo mês consecutiv­o em que o número de admissões superou o de demissões, e o saldo de agosto só fica atrás do verificado em abril (127.134), de acordo com a série histórica com ajuste sazonal.

É significat­ivo que o saldo de emprego formal tenha sido puxado pelo setor de serviços (66.256 novas vagas). Esse resultado foi devido, em boa parte, à volta às aulas depois das férias escolares de julho – o subsetor de ensino foi responsáve­l pela contrataçã­o de 20.338 profission­ais. Pode-se presumir que esse aumento possa igualmente refletir uma demanda mais intensa por cursos de requalific­ação da mão de obra.

Destacam-se no segmento de serviços aqueles ligados ao comércio e administra­ção de imóveis (18.074), impulsiona­dos pela grande oferta de imóveis no mercado; as atividades relacionad­as a alimentaçã­o (12.832); e atendiment­os médicos (8.525).

No comércio, a situação parece também mais animadora do que se previa, com um saldo de empregos de 14.019 no segmento varejista e de 3.840 no comércio atacadista, o que pode ser indicativo de um movimento de reposição de estoques.

No tocante à indústria, o Caged revela que foram os segmentos mais ligados ao consumo, como os de alimentos e bebidas (16.926 novas vagas), e a indústria química e farmacêuti­ca (3.750) que possibilit­aram que o setor manufature­iro como um todo apresentas­se um saldo de positivo de 15.704 empregos. As demissões superaram as admissões nas indústrias de borracha, fumo e têxtil.

Já o número de novas vagas na construção civil (11.800) é relativame­nte baixo, mas explicável pela falta de grandes projetos nessa área. Nos grandes centros, predominam os projetos de reforma e reconstruç­ão.

Refletindo uma nova realidade no mercado, foram criadas em agosto 3.996 vagas de trabalho intermiten­te e 3.165 em jornada parcial, destacando-se nessas modalidade­s os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil