O Estado de S. Paulo

Um épico sobre o movimento para salvar Paris na guerra

- Luiz Carlos Merten

Paris Está em Chamas?

PARIS BRÛLE-T-IL? IS PARIS BURNING? (FRANÇA, 1965.) DIR. DE RENÉ CLÉMENT, COM JEAN-PAUL BELMONDO, CHARLES BOYER, ALAIN DELON, LESLIE CARON, GEORGE CHAKIRIS, GERT FROEBE, YVES MONTAND, GLENN FORD, SIMONE SIGNORET, ORSON WELLES. Em 1944, Hitler deu ordem a seus generais para que destruísse­m Paris, mas a ação da resistênci­a conseguiu salvar a capital francesa. Épico de Clément visa a resgatar esse momento único. Em monografia sobre o diretor, André Farwagi observa que a massa, no cinema de Clément, nunca é anônima, mas a soma de muitas personalid­ades. Faz sentido, portanto, que um elenco de astros e estrelas interprete o filme. Algumas cenas são fortes – o encontro de Leslie Caron com o marido, na estação; o fuzilament­o de estudantes, no Bois de Boulogne. Críticos apontam no filme o que já era um movimento de direitizaç­ão da sociedade francesa, em meados dos anos 1960, precedendo a reação que terminou por truncar, anos depois, o célebre Maio de 68.

TEL. CULT, 22 H. REPRISE, P&B E COR, 173 MIN.

VEJA TAMBÉM Cidade de Deus

(BRASIL, 2001.) DIR. DE FERNANDO MEIRELLES, COM MATHEUS NACHTERGAE­LE, ALEXANDRE MACHADO, LEANDRO FIRMINO, DOUGLAS SILVA, ALICE BRAGA, SEU JORGE. O polêmico filme adaptado do livro de Paulo Lins sobre a disputa pelo tráfico na Cidade de Deus teve quatro indicações para o Oscar.

FX, 20H30. REPRISE, COLORIDO, 135 MIN.

A Despedida

(BRASIL, 2014). DIR. DE MARCELO GALVÃO, COM NELSON XAVIER, JULIANA PAES. O velho Almirante e sua jovem amante. Ou de como o sexo na terceira idade mantém vivo esse velho que se recusa a abrir mão dos prazeres da carne. Vencedor de quatro Kikitos no Festival de Gramado.

C. BRASIL, 22 H. REPR., COLORIDO, 90 MIN.

 ?? PARAMOUNT PICTURES ?? Resgate. Jean-Paul Belmond (braços cruzados): ação da resistênci­a
PARAMOUNT PICTURES Resgate. Jean-Paul Belmond (braços cruzados): ação da resistênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil